18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Empresas e instituições apresentam oferta formativa e recrutam na Start Work V

 

 

Forças Armadas são novidade na mostra,  que decorre de 5 a 7 de março no Portimão Arena

 

Entre 5 e 7 de março, o Portimão Arena recebe a Start Work V - Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego”, dedicada a adultos e jovens a partir dos 13 anos, cuja principal novidade será a participação dos três ramos das Forças Armadas.

 

Este projeto, lançado pelo Município de Portimão em 2016, quando o país atravessava uma profunda crise económica, desde a primeira hora tem contribuído para promover e divulgar ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário normal e profissionalizante e ensino superior.

 

Na sequência do sucesso alcançado nas primeiras edições, a Start Work deste ano continuará a privilegiar a representação de um vasta conjunto de empresas e das instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no Algarve, estando confirmados desde já mais de 40 expositores, entre os quais Auchan, Decathlon, Leroy Merlin, McDonald’s, Pestana Hotel Group, Vila Galé Hotéis, Century 21, Charon, Júpiter Hotel Group e Delta Cafés, além de outras empresas, assim como a Universidade do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Instituto Piaget, Centro DUAL – Qualificação Profissional, CASLAS – Unidade de Reabilitação Profissional, Escola Profissional Gil Eanes, GNR, PSP e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, etc.

 

Com o intuito de complementar o leque de propostas, a Start Work contará pela primeira vez com a presença do Exército, da Marinha e da Força Aérea, a que se juntará a Agência Nacional Erasmus+ e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

Enquanto a Marinha Portuguesa divulgará as saídas profissionais e de estágiodirigidas aos jovens, sob o tema “Descobre o teu percurso e embarca no teu futuro”, o Exército marcará presença com o programa de recrutamento “Acabei o 12º ano e agora? Torna-te especial”. Por sua vez, a Força Aérea dinamizará na Portimão Arena um simulador de pilotagem de aviões, especialmente dirigido a potenciais recrutas.

 

A presença da Agência Nacional Erasmus+ nesta Start Work está relacionada com a estratégia de divulgação do Call 2020, incidindo na divulgação das oportunidades para o setor do ensino e formação profissional. Dada a proximidade da data limite para as candidaturas à “Ação-chave 2 - Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas” (21 de março), está previsto o apoio pontual a instituições interessadas em desenvolver candidaturas no âmbito das parcerias estratégicas nos domínios da educação e da formação.

 

Igualmente pela primeira vez estará presente a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, levando a efeito a palestra“Empreendedorismo Jovem - Empreende JÁ: Testemunhos de um Programa de Apoio ao Empreendedorismo”. Na ocasião, dois jovens partilharão as suas experiências no programa “Empreende JÁ”, que entre 2016 e 2018 contou com a participação de 52 jovens oriundos de vários concelhos do Algarve, os quais colocaram em prática a sua ideia de negócio, em áreas como lazer, turismo, recreio, comunicação e informação, consultoria e restauração.

 

Também a StartUp Portimão, incubadora a funcionar no concelho, aproveitará a oportunidade para dar a conhecer os seus objetivos e evidenciar a capacidade de impulsionar projetos futuros, sob o tema central do empreendedorismo como atitude e forma de estar na vida.

 

Destaque ainda para a sessão “MOVE(te) na Europa”, que apresentará oportunidades de mobilidade e voluntariado na Europa, através de testemunhos na primeira pessoa de quem já experimentou a Rede MOVE na região algarvia, por iniciativa conjunta da  Dypall Network, Associação Liláz e Europe Direct Algarve.

 

A Start Work V, que tem entrada gratuita, decorrerá nos primeiros dois dias entre as 10h00 e as 18h00 e a 7 de março entre as 11h00 e as 17h00, estando incluídas na programação diversas iniciativas promocionais dos cursos lecionados pelas instituições de ensino representadas, bem como workshops, demonstrações temáticas e sessões de esclarecimento de curta duração, promovidas pelas empresas e instituições presentes.

 

A mostra é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve, estando em breve disponível o respetivo programa em www.vivaportimao.pt

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 01:19:55

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...