15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Matosinhos - Câmara homenageia Alfredo Barros

 

Um novo arruamento nasceu na zona de Matosinhos-Sul.

 

Localizada junto à Praça Guilherme Pinto, a nova artéria liga as ruas D. João I e Mouzinho de Albuquerque. A empreitada, no valor de 150 mil euros, envolveu a execução de um conjunto de infraestruturas, passeios, lugares de estacionamento, sinalização e iluminação.

 

A obra será inaugurada amanhã, dia 28 de dezembro, pelas 12h00, pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

 

A autarquia decidiu atribuir o nome do Prof. Alfredo Barros (1937-2018) ao novo arruamento, prestando, desta forma, homenagem ao legado do artista, professor e autarca. Alfredo Barros nasceu em Matosinhos, tendo-se licenciado pela Faculdade de Belas  Artes da Universidade do Porto, onde lecionou durante vários anos, tendo sido  também professor da ESAD Matosinhos. Para além de docente, pintor e ilustrador,

 

Alfredo Barros foi um cidadão ativo na cidade onde nasceu e que ajudou a desenvolver. Dono de um admirável currículo, destacam-se os prémios de pintura da Fundação António de Almeida, tendo realizado várias exposições individuais e participado noutras coletivas. Com uma grande capacidade criativa repartia o seu tempo pela pintura, cenografia e pela ilustração, nomeadamente em trabalhos de literatura infantil e didática.

 

Recorde-se que, em 2016, Alfredo Barros apresentou na Galeria Municipal “Bailado dos Planetas”, um conjunto de pinturas representativas de diferentes períodos da sua obra, merecedora, entre outros, de prémios da associação italiana Progetto Athanôr, da Fundação António de Almeida ou da revista “International Artist”. Já em outubro de 2008, apresentou na Galeria Municipal a exposição de pintura «O tempo eterno em fragmentada suspensão» em conjunto com «Rumores do tempo» de Ricardo Barros.

 

Periodicidade Diária

sábado, 19 de setembro de 2020 – 19:20:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...