18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Comemorações do Dia Internacional da Juventude decorrem em todo o país

 

 

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e os seus parceiros assinalam, esta segunda-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, com atividades por todo o país.

 

Esta efeméride celebra-se por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, em 1998. O tema deste ano, definido pelo Secretário-Geral da ONU é a «Educação Transformadora». A educação inclusiva e acessível é crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável e pode desempenhar um papel na prevenção de conflitos.

 

O Centro Desportivo Nacional do Jamor - que comemora 75 anos – recebe, neste dia dedicado à Juventude, várias associações de jovens, dezenas de atividades lúdicas (desde teatro, dança, insufláveis, ateliers de expressão dramática, atividades de biodiversidade, reciclagem, cinotecnia, a pinturas faciais), e também atividades desportivas (escalada e slide, tiro com arco, baseball, kite cars, mini golf, canoagem, boxe, rugby), bem como sessões temáticas de esclarecimento e ações de educação para a saúde (através da realização de rastreios de nutrição). Estará também presente o «Champimóvel» com uma viagem interativa tridimensional pelo corpo humano.

 

Juntam-se ao IPDJ, nesta celebração, o Cifrão com a sua mega-aula de dança e o Rui Unas com a transmissão e cobertura das atividades deste dia, através do podcast «Maluco Beleza».

 

Será ainda dado destaque aoOrçamento Participativo Jovem Portugal, uma iniciativa do Governo que visa contribuir para a melhoria da nossa democracia pela inovação e reforço das formas de participação pública dos cidadãos jovens.  Uma verdadeira aposta no espírito criativo e no potencial empreendedor da Juventude, cujos resultados serão públicos neste dia.

 

As comemorações do Dia Internacional da Juventude do IPDJ realizam-se de 9 a 12 de agosto em todo o país,nomeadamente em Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Évora e Faro, onde decorrem atividades em parceria com diversas entidades, nomeadamente a Movijovem, com a iniciativa Cartão Jovem.

 

É um dia em que também várias entidades públicas e privadas se associam, disponibilizando descontos e entradas gratuitas nas suas atividades/serviços, em todas as regiões do país.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 22:31:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...