Caramulo Motorfestival regressa em Setembro recheado de novidades

 

Festival conta com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões 
Rampa Histórica Michelin assinala 40 anos sobre a primeira edição da rampa
Mais de 10 pilotos convidados, entre eles Markku Alén e Filipe Albuquerque
Novidades incluem Motorlândia Fun Park, Pista de Trial e alargamento do perímetro do Caramulo Motorfestival
Exposições “Supercarros”, “Brinquedos do outro mundo”, “Black Box: Potlatch” e “Rampa do Caramulo: 40 Anos” abertas em horário alargado
Porsche, Alpine, Alfa Romeo, Abarth e Michelin juntam-se à festa
Transmissão do Caramulo Motorfestival em directo na televisão e online
Evento gratuito, repleto de programação para todas as idades
 
A XIV edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões e a maior programação de sempre, recheada de novidades e caras conhecidas. 
 
Rampa Histórica Michelin celebra 40 anos sobre a primeira edição 
 
Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu. A Rampa do Caramulo celebra 40 anos em 2019, data essa que será assinalada durante o Caramulo Motorfestival com uma exposição temporária intitulada “Rampa do Caramulo - 40 Anos”, patente no Hotel do Caramulo e com entrada livre.
 
Pilotos convidados
 
Como é hábito, o evento vai também contar com uma longa lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Markku Alén, o piloto que detém o título de maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Rali, que se estreia no evento e que irá fazer as delícias dos amantes dos ralis e da velocidade. Juntam-se a ele, ainda, Filipe Albuquerque, o piloto português que compete actualmente no Campeonato DTM e Pedro Marreiros, actual Campeão de Espanha GTs. Para assinalar os 40 anos da Rampa do Caramulo, o Caramulo Motorfestival vai ainda contar com a presença de vários pilotos que correram na prova nos anos 70 e 80 como Albino Abrantes, Ni Amorim, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros, Veloso Amaral ou Alcides Petiz.
 
Novidades para 2019
 
Uma das novidades de 2019 será a criação do Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um comboio para crianças, um Gaming Center repleto de jogos e simuladores e de outras atracções, como por exemplo experiências de Realidade Virtual ou a presença da Xbox com vários jogos.
 
Por sua vez, a Feira de Automobilia do Caramulo passa este ano, pela primeira vez, para a zona exterior do evento, aproximando assim os expositores dos visitantes.
 
Outras novidades incluem a introdução de uma Pista de Trial, onde além de poderem assistir a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais, o público (miúdos e graúdos) vai poder realizar baptismos de Trial em motos eléctricas. 
 
O perímetro do evento vai também ser alargado para poder dar resposta à crescente procura de clubes e particulares, que querem visitar e participar no Caramulo Motorfestival, com os seus automóveis e motociclos clássicos.
 
Programa para toda a família
 
O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.
 
Há também um Drift Show, com automóvel e moto, uma pista TT para todos os visitantes que se queiram juntar em veículos de todo-o-terreno, um Monster Truck Show e a clássica concentração e desfile militar Jeep Attack!, que este ano assinalará os 75 anos sobre o Dia D.
 
Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático. 
 
O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos. Além das colecções, o museu vai ainda apresentar um conjunto de exposições temporárias. Entre estas estará a exposição “Supercarros”, dedicada aos super e hypercars e com um alinhamento de luxo constituído por modelos raros da Ferrari, Lamborghini, Porsche, Bugatti, Mercedes-Benz ou McLaren. 
 
Estarão ainda patentes, durante o evento, as exposições “Brinquedos do outro mundo”, dedicada aos brinquedos da era espacial e a exposição de arte contemporânea “Black Box: Potlatch”, com curadoria de Julião Sarmento, que conta com obras de seis artistas plásticos como Leonor Antunes, Juan Araujo, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, António Bolota e Carolina Pimenta.
 
Encontros, passeios e concentrações
 
Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios e ralis de automóveis como a Rota das Clássicos, o Encontro Porsche, o Passeio Caramulo TT para veículos todo-o-terreno, o Caramulo Motorfestival – O maior festival motorizado em Portugal. Rua Jean Lurçat 42, 3475-031 Caramulo Linha Verde 800 20 30 80   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   www.caramulo-motorfestival.com 
 
Passeio Histórico Salamanca-Caramulo e o passeio 200 Milhas, além da estreia do Passeio Abarth, que celebra 70 anos da marca italiana do escorpião. 
 
As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo, no Passeio Ducati, na Raiada do Caramulo, dedicada às bicicletas antigas e com a novidade do Encontro Mini Honda, que vai trazer um batalhão de modelos Monkey e Mini Trail, antigos e modernos.
 
Transmissão em directo
 
Tal como em 2018, o Caramulo Motorfestival vai ser transmitido em directo por um canal de televisão na TV cabo, assim como em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura vai abranger todo o evento, incluindo a Rampa Histórica do Caramulo, os bastidores, os subeventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.
 
Marcas juntam-se à festa
 
O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento. 
 
Em 2019, o Caramulo Motorfestival passará a contar com novas marcas presentes como sejam a Porsche, que irá trazer o seu Mobile Center, assim como um esquadrão de modelos desportivos, a Alfa Romeo, a Abarth, que vai celebrar os seus 70 anos com a presença de modelos de diferentes épocas, a Prio, que apadrinha um Air Show e uma pista para crianças, a Alpine, a Fidelidade, a Michelin, que rebaptizou a Rampa Histórica nos seus 40 anos, a Sagres 0.0%, a nova marca da Central de Cervejas, a RM Sotheby’s, que promove a venda dos 130 automóveis clássicos da Colecção Sáragga ou a Cauny, a marca histórica de relógios portuguesa que está de volta após décadas e que irá premiar as vencedoras na categoria de Senhoras da Rampa Histórica Michelin, assim como os vencedores do Prémio João de Lacerda e do Prémio Jacques Touzet.
 
A estas marcas juntam-se as já residentes Bentley, Castrol, Carglass, Martin Miller’s, Strong Charon, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.
 
Mais informações sobre o Caramulo Motorfestival em www.caramulo-motorfestival.com. 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...