14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Já decorre em Cascais o Exercício Europeu de Proteção Civil

 

 

Já decorre, em Cascais, o maior exercício de proteção civil alguma vez realizado em Portugal, designado CASCADE’19, que conta com a participação de cinco países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

 

 

Até dia 31 de maio, vão ser mobilizados mais de 3000 participantes estrangeiros e portugueses, no qual vão participar a par de Lisboa, os distritos de Aveiro, Évora e Setúbal. O grande objetivo é testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima).

 

O momento alto do CASCADE’19, o único que contará com o envolvimento da população, terá lugar dia 31 de maio, às 10h00, com um simulacro de tsumani, que obrigará à evacuação das praias da Conceição e Duquesa, em Cascais. O exercício começará com um alerta sonoro dado através do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunamis, que integra o projeto-piloto de alerta do município.

 

 

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, o exercício é de tipo LIVEX, ou seja, com movimentação real de meios de proteção e socorro.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 21 de novembro de 2019 – 18:41:35

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...