14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Palmela: “Eu Conquisto o meu Sucesso” - Município, escolas, famílias e comunidade juntos pelo sucesso escolar

 

O Município de Palmela, as escolas do concelho, as famílias e a comunidade estão unidos na promoção do sucesso escolar, através do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela - Eu Conquisto o meu Sucesso”.

 

Fruto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa 2020 (Prioridade de Investimento 10 –10 i/10.1 – Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundário, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação), o projeto começou a ser desenvolvido em setembro de 2017 e vai estar no terreno até agosto de 2020. 

 

Estão envolvidos os Agrupamentos de Escolas José Maria dos Santos (Pinhal Novo), de Palmela e José Saramago (Poceirão) e as Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo.

 

A partir de projetos municipais nas áreas da arte, património, literatura e desporto, e em conjunto com as/os professoras/es, foram pensadas atividades que promovem e rentabilizam recursos e inovam nas estratégias de combate ao insucesso escolar. Essas atividades passam pelo trabalho em sala de aula, visitas de estudo, capacitação de alunas/os e professoras/es, aquisição de materiais pedagógicos para as escolas e acesso aos equipamentos educativos, culturais, desportivos e patrimoniais, ao espaço público e à natureza.

 

A Receção à Comunidade Educativa 2017/2018, o Mercado da Cidadania, o Fantasiarte, a Rádio Miúdos, a Exposição de Trabalhos e os Jogos Desportivos Escolares e Desportos na Natureza são exemplos de iniciativas já concretizadas no âmbito do Plano. O objetivo é sempre estimular o pensamento crítico e a imaginação, incentivando entre as/os alunas/os um clima positivo e a compreensão alargada do outro e da sociedade. Estas atividades envolvem, de forma contínua, alunas/os, professoras/es e outras/os técnicas/os e operacionais de educação, numa perspetiva de escola aberta à comunidade e facilitadora da educação inclusiva.

 

O Plano valoriza também o envolvimento e a participação dos pais e encarregadas/os de educação, incentivando-as/os a acompanhar as/os filhas/os, para que o seu percurso escolar se desenvolva de forma equilibrada, a dar ideias para organizar atividades na escola e a oferecer ajuda quando estas se realizam.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 19 de setembro de 2019 – 00:29:19

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...