13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

O mar começa aqui - Cascais promove campanha de sensibilização ambiental

 

 

Cascais está a apelar à consciência ambiental dos cidadãos. O objetivo é que ninguém fique indiferente à campanha “O Mar começa aqui” que está já nas ruas a sensibilizar a população para não atirar resíduos de qualquer natureza para as sarjetas. É que qualquer lixo ali colocado acaba quase sempre no mar poluindo o que queremos salvaguardar.

 

“Sabia que tudo o que acaba no chão é levado – por ação da chuva, vento ou lavagens - para uma sarjeta ou sumidouro? Sabia que esse é o caminho mais rápido para poluir o mar?” São questões levantadas pela campanha que além de comunicação em grande formato (mupis e outdoors) aposta nas redes digitais e na comunicação de proximidade com mensagens como “Não deite lixo” e “Não polua” pintadas junto das grelhas das sarjetas e entradas dos sumidouros.

 

 

“Poucas pessoas se apercebem, mas as sarjetas e sumidouros, criadas para canalizar as águas da chuva impedindo alagamentos nas zonas urbanas, estão ligadas a uma rede pluvial que drena diretamente para as ribeiras e daí para o mar”, explica Joana Balsemão, vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais. “É o caso das beatas, papéis e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes. Há mesmo quem acredite que, ao deitar estes resíduos nas sarjetas está a limpar a via pública. Mas não. Está a poluir o mar”, acrescenta a vereadora.

O correto será deitar os resíduos nos locais apropriados como esgoto (águas de lavagens) e caixotes de lixo, reciclando sempre que possível os papéis, garrafas, embalagens de plástico, tampas, beatas, etc.

 

Para chamar a atenção e mitigar os efeitos desta fonte de poluição arranca agora a campanha “O Mar Começa Aqui”, que visa a preservação da qualidade ambiental do concelho de Cascais, a qualidade das praias e a qualidade das águas balneares em particular.

 

A partir desta Semana do Ambiente – com especial enfoque no dia 22/03, Dia Mundial da Água – cerca de 500 sumidouros e sarjetas em todo o concelho vão “falar” com os cidadãos, sensibilizando-os para não deitar lixo ou águas sujas para o seu interior. Ninguém vai ficar indiferente!

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 22 de abril de 2019 – 00:24:31

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...