13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lisboa é anfitriã do Solar Cities, encontro internacional para a promoção de energia solar em meio urbanos das Nações Unidas

 

Nos próximos dias 18 e 19 de março, Lisboa será a cidade-anfitriã do Solar Cities. O evento será o ponto de partida para a concretização e assinatura da Carta de Compromisso “Solar Mayors” (Solar Mayors Charter), uma declaração aberta e internacional que unirá autarcas de todo o mundo na promoção de políticas públicas e projetos que fomentem a adoção de energia solar em meio urbano e o envolvimento dos cidadãos nesta transição.

 

O Solar Cities é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) juntamente com a Energy Cities, a maior associação europeia de cidades para a transição energética. A organização em Portugal está a cargo da GoParity, plataforma portuguesa de investimentos sustentáveis, que se junta com o objetivo de aproximar órgãos políticos locais, cidadãos e a iniciativa privada para uma colaboração intersetorial e inovadora, que estimule a abertura e maior eficiência das instituições na promoção e execução de projetos de energia solar.

 

A sessão solene do evento decorre na Câmara Municipal de Lisboa na manhã de 19 de março, com a presença do Vice-Presidente, João Paulo Saraiva e do Vereador da Estrutura Verde, Ambiente, Clima e Energia, José Sá Fernandes. Nesta sessão será discutida e proposta a primeira versão da Carta de Compromisso “Solar Mayors” (Solar Mayors Charter), contando com a presença de presidentes de municípios da Moldávia, Sérvia, Geórgia e Tajikistão bem como representantes de vários outros países onde a UNDP está presente (Croácia, Somália, Líbano, entre outros). A Agência de Ambiente e Energia de Lisboa, Lisboa E-Nova, apresentará a estratégia do município “Lisboa Solar”.

 

Ao longo dos dois dias, marcarão também presença várias plataformas europeias de financiamento colaborativo para energia sustentável, para apresentar as suas experiências e aproximar os autarcas presentes destes mecanismos de financiamento inovadores.

 

A programação completa do evento pode ser consultada no link. Esta iniciativa é co-financiada pela UNDP’s Global Innovation Facility.

 

 
Nota biográfica dos principais convidados internacionais:

 

Robert Pasicko, co-criador do AltFin Lab, departamento da UNDP criado para estimular a participação financeira, eixo considerado fundamental para a mudança de paradigma e empowerment dos cidadãos.

 

Albert Soer, Gestor do Centro de Competências da UNDP na Somália, cujo principal foco tem sido a reconstrução de cidades-conflito na Somália através de crowdfunding e participação cívica.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 18 de junho de 2019 – 08:38:07

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...