13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Melgaço foi distinguido com o galardão "Município Amigo do Desporto"

 

Melgaço, ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’, foi reconhecido, a nível nacional, como ‘Município Amigo do Desporto’, pela Cidade Social e pela APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto), no âmbito do congresso desta associação. Em todo o País foram reconhecidos 88 municípios, pertencentes a todos os distritos e às duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. No distrito de Viana, o galardão foi para Melgaço e Viana do Castelo.

 

O Programa Município Amigo do Desporto, um sistema de reconhecimento público de boas práticas, através da atribuição do Galardão ‘Município Amigo do Desporto’, constitui um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo, assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.

 

A distinção vai permitir que Melgaço participe em várias atividades ao longo de 2019, uma forma de partilhar as suas boas práticas desportivas e de as melhorar na medida que terão acesso a várias formações da área.

 

MELGAÇO É O DESTINO DE NATUREZA MAIS RADICAL DE PORTUGAL

 

Afirmar Melgaço como ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’ é a estratégia que o Município tem vindo a promover desde o início de 2018, no âmbito do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, sob a designação ‘Discover Melgaço’. A aposta em diversos eventos, de diferentes modalidades, o incentivo à prática desportiva, a manutenção e melhoria dos diversos espaços, aliadas às ótimas condições de que o concelho dispõe, têm sido prioridades.

 

Melgaço centra-se numa imagem de natureza ativa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez mais ativa, mais jovem, com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais.

 

«Melgaço é um destino de natureza por excelência. As caraterísticas geográficas e geológicas concedem-nos uma posição de destaque e permite que se pratiquem os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano. Aqui, vive-se adrenalina, com segurança e de braços dados com a natureza! Estamos situados na Área Protegida mais importante de Portugal, o PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês, consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera.», afirma o autarca de Melgaço, Manoel Batista atentando que «a elevada adesão aos demais eventos, como o caso do Melgaço Alvarinho Trail, da Maratona de BTT, dos campeonatos nacionais de ciclocrosse e de drift, comprova que temos condições para a prática de diferentes atividades! Receber este galardão é a confirmação de que Melgaço Tem!».

 

O PROGRAMA MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO

 

A avaliação que teve em conta esta distinção assenta em diferentes critérios, nomeadamente, a organização, o planeamento desportivo e a dimensão económica; as instalações e as organizações desportivas existentes; os eventos de atividade física, desportivos e de formação; os programas de atividade física e desportivos; as estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética; as práticas de desporto solidário e a promoção da ética desportiva e dos valores; as parcerias existentes; a realidade desportiva e de prática regular de atividade física; o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.

 

Segundo o responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, ‘Este programa parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando a prática regular de atividade física e o desenvolvimento desportivo português.’ Com este programa, pretende-se criar e dinamizar um observatório do desporto municipal, sendo a sua missão “Monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa”, considera.

 

A cerimónia decorreu no município de Rio Maior, no dia 29 de novembro, com a presença do Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco. O programa tem o apoio institucional do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

 

 

V o t o s  de  B o a s  F e s t a s

Periodicidade Diária

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018 – 15:17:02

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...