14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Amadora - Gala do Desporto condecora melhores agentes desportivos do ano

 

 

Jorge Andrade e Rita Borralho serão os homenageados deste ano

 

Realiza-se no próximo dia 21 de novembro, às 21.00 horas, no Auditório da Academia Militar, a 4.ª Gala do Desporto da Amadora, iniciativa que pretende distinguir e premiar os agentes desportivos locais com percursos e resultados desportivos de mérito e dignos de destaque no ano de 2018.

Serão atribuídos os seguintes prémios:

Troféus “Amadora Desporto”
A atribuir a agentes com títulos nacionais ou internacionais conquistados na época desportiva 2017/2018.

Prémios de Distinção – Troféus de Distinção “Amadora Desporto”
Os “Troféus de Distinção Amadora Desporto” estão a concurso em 6 categorias e premeiam os agentes com percurso desportivo de realce na época desportiva 2017/2018:

    • Amadora Desporto Esperança Feminina 2018
    • Amadora Desporto Esperança Masculina 2018
    • Amadora Desporto Atleta Feminina 2018
    • Amadora Desporto Atleta Masculino 2018
    • Amadora Desporto Equipa 2018
    • Amadora Desporto Treinador 2018

Prémios Prestígio “Amadora Desporto” 2018
Troféu com base no currículo, referências e ligação ao universo desportivo da Amadora. Este troféu será entregue a Rita Borralho e Jorge Andrade. (notas biográficas, abaixo)

Menção Honrosa “Amadora Desporto” 2018
A Menção Honrosa será atribuída a atletas ligados à Amadora mas que desenvolvem a sua atividade desportiva em clubes fora do concelho e que durante a época 2017/2018 obtiveram resultados de excelência.

 

Rita Borralho (Atletismo) Nascimento: 21 de março de 1954
Percurso Desportivo: Rita Maria Varela Borralho natural de Vila Nova de São Bento, Serpa nascida a 21 de Março de 1954, é uma atleta olímpica portuguesa que representou o Sport Lisboa e Benfca durante cerca de 20 anos, tendo igualmente competido pelo Maratona Clube de Portugal e pelo Clube Xistarca. Foi uma das melhores da sua geração em provas de atletismo de meio fundo e fundo, nacionais e internacionais (década de 80 e início dos anos 90).
Sobressaiu nas distâncias de 10.000 metros e maratona, sendo recordada como a primeira grande maratonista portuguesa de nível internacional, contribuindo para o sucesso daquela que foi considerada a "geração de ouro" do atletismo português.
Do seu vasto palmarés destacam-se as vitórias na maratona de Barcelona em 1982, a maratona de New Jersey em 1986 e a maratona de Lisboa em 1991. Para além destas conquistas, Rita Borralho foi a vencedora da primeira edição feminina da mítica prova da São Silvestre da Amadora no ano de 1980 tendo voltado a ganhar no ano seguinte.
Atualmente desempenha as funções de assessora desportiva, apoiando atletas profssionais e amadores, numa vertente direcionada não apenas para o desempenho desportivo como também para a saúde e o bem-estar geral. Para além desta função, é, desde 21 de junho de 2018, técnica responsável do Programa de Centro de Marcha e Corrida da Amadora.

Jorge Andrade (Futebol) Nascimento: 9 de abril de 1978
Percurso Desportivo: Jorge Manuel Almeida Gomes de Andrade, fez toda a sua formação desportiva no Clube de Futebol Estrela da Amadora, tendo iniciado a sua carreira profssional numa temporada em que o clube conquistou a sua melhor posição de sempre, o 7.º lugar no campeonato nacional.
Da sua carreira de jogador destaca-se o facto de ter representado o Futebol Clube do Porto, um dos clubes de maior dimensão nacional onde conquistou uma taça de Portugal e uma supertaça de Cândido de Oliveira.
Para além do Clube de Futebol Estrela da Amadora e do Futebol Clube do Porto, representou equipas estrangeiras nomeadamente as equipas do Real Club Deportivo de La Coruña, de Espanha, onde venceu a supertaça e na Juventus Football Club, de Itália.
Pela Seleção Nacional de Futebol participou no Campeonato do Mundo de 2002 e no Europeu de Futebol 2004, onde Portugal conquistou um honroso 2.º lugar na competição, sendo condecorado Ofcial da Ordem do Infante D. Henrique.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de agosto de 2019 – 10:08:09

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...