18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nova vacina contra a hepatite A e febre tifóide já disponível nas farmácias

 

Chegou a Portugal uma nova vacina combinada, contra a hepatite A e contra a febre tifóide, para pessoas que viajam para zonas onde estas doenças são endémicas

 

 

A Sanofi Pasteur acaba de lançar, em Portugal, uma nova vacina combinada que protege contra a hepatite A e contra a febre tifóide. É a primeira vez que a proteção contra a febre tifóide pode ser administrada nas farmácias em combinação com a hepatite A. A nova vacina oferece dupla proteção e está indicada para pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, que viajem para zonas onde estas doenças são endémicas, como por exemplo: alguns países de África, Ásia, América Central e do Sul, Caraíbas e Europa Oriental.

 

“O lançamento desta vacina em Portugal vem reforçar o esforço contínuo da Sanofi Pasteur na disponibilização de soluções inovadoras para a saúde e na prevenção de doenças evitáveis pela vacinação. Esta combinação vem simplificar o processo de vacinação e traz uma maior comodidade ao viajante uma vez que em vez de duas vacinas passa a fazer apenas uma. Esperamos assim melhorar o acesso e responder às necessidades das pessoas, dado que a prevalência mundial de ambas doenças é semelhante e os viajantes, muitas vezes, precisam de imunização contra as duas doenças simultaneamente” explica Sylvia Lin, responsável da área de Vacinas da Sanofi Pasteur em Portugal.

 

Após administrada, a nova vacina ativa as defesas naturais do nosso organismo produzindo uma proteção contra a febre tifóide durante 3 anos e contra a hepatite A até 10 anos, se um reforço através de uma vacina monovalente contra a hepatite A, for administrado 6 a 12 meses após a injeção inicial. Pode igualmente ser utilizada como um reforço para qualquer outra vacina inativada contra a hepatite A, em viajantes que também precisam de proteção contra a febre tifóide.

 

Sobre a hepatite A e a febre tifóide

 

A hepatite A é uma doença viral que afeta o fígado. É comum em países onde os padrões de higiene e saneamento são baixos, representando um potencial risco para a saúde dos viajantes. A hepatite A é transmitida por alimentos e água contaminados pelo vírus da hepatite A. Também pode ser transmitida através de contacto físico próximo com uma pessoa infetada. Os sintomas incluem icterícia e mal-estar geral.

 

A febre tifóide é uma doença bacteriana transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminados pelas fezes de uma pessoa infectada, que contém a bactéria Salmonella entérica, subtipo typhi. Esta é uma doença grave que pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:41:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...