18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Orçamento Participativo Jovem de Cascais Reconhecido como uma das melhores práticas de participação cidadã em Portugal

 

 

O Orçamento Participativo Jovem de Cascais acaba de ser reconhecido entre as cinco melhores práticas de participação cidadã em Portugal. Depois de uma edição-piloto, o OP Jovem está este ano em implementação em 14 escolas. Um verdadeiro teste à cidadania no ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude.


Com a pontuação mais alta por parte do júri que avalia as candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017, o Orçamento Participativo Jovem do Município de Cascais conquistou um total de 8,87 pontos em 10.

 

“Temos assim, mais motivos para nos sentirmos orgulhosos. Os nossos jovens são os responsáveis por este reconhecimento, pois foram eles que definiram as normas, apresentaram e votaram em projetos para melhorar as respetivas escolas”, esclarece Joana Pinto Balsemão, vereadora da Cidadania na Câmara Municipal de Cascais, lembrando que “o processo relativo a 2016/17 está 100% concluído e que, um dos projetos para a Comunidade propostos pelos jovens ficou entre os vencedores do OP Cascais 2017”. 

 

Destinando-se aos membros da Rede de Autarquias Participativas, enquanto incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa ao nível local, este reconhecimento do júri vai também funcionar como um duplo incentivo dado que, nesta altura está a decorrer a votação do OP Jovem 2017/2018.

 

O período de avaliação do júri às candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017 terminou dia 15 de março tendo sido registadas 19 práticas candidatas.

 

Segue-se agora uma nova fase, a votação pública em www.portugalparticipa.pt., que decorrerá de 26 de março até 22 de abril. 

 

Cada uma destas etapas, votação do júri e votação pública, terá um peso de 50% na pontuação final e, no final será entregue o Prémio de Melhor prática de Democracia Participativa em Portugal 2017 e uma menção honrosa.

 

Constituição do júri:Secretária de Estado Adjunta da Modernização Administrativa, Observatório Internacional da Democracia Participativa, Associação In Loco e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

 

Cinco práticas melhor classificadas:

Orçamento Participativo Jovem do Município de Cascais (8,87);

Processo de Participação Pública na Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade dos Municípios de Cerveira e Tomiño (8,27);

Plano Municipal de Juventude do Município de Vila Nova de Gaia (8,01);

Momentos i do Município de Viana do Castelo (7,99)

Orçamento Participativo do Município do Funchal (7,77)

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 16:20:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...