14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

V Torneio Cidade de Braga - Grande Mestre Sérvio vence torneio

 

O Clube de Xadrez de Braga (CXB) realizou no passado sábado a quinta edição de um evento há já muito aguardado, dia 18 de Maio na Escola Secundária Carlos Amarante, duas provas de xadrez batizado de V Torneio Cidade de Braga 2019. Este evento contou com 8 rondas em ritmo de jogo de 15 minutos, com incremento de 3 segundos por lance por atleta, arbitrado por Flávio Peixoto sendo a direção de prova a cabo de Pedro Pacheco,sendo esta a edição cuja força média de jogo dos atletas (elo FIDE) foi superior à média de todas as edições anteriores. Este evento ocorreu num espaço muito acolhedor da escola e contou com a parceria da Escola Secundária Alberto Sampaio, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga do Município de Braga, União de Freguesias de Lamaçães, Fraião e Nogueira, Federação Portuguesa de Xadrez que contribuíram para a realização desta ótima atividade desportiva.

  

No que concerne à competição de xadrez, o dia começou com a presença da Srª Vereadora do Desporto, Drª Sameiro Araújo que bordou algumas palavras sobre o crescimento e desenvolvimento desta atividade na cidade, seguido de um agradecimento pela organização do evento e pelo Clube de Xadrez de Braga por todo o apoio concedido para que se possa vir a continuar a desenvolver este projeto desportivo, sucedido pela oferta de uma camisola do CXB.

 

Quanto à prova, esta foi aceite para pertencer ao Circuito Nacional de Semi-rápidas, que também aceita atletas estrangeiros, e neste dia teve adversários de peso, contou com a presença de vários titulados pela Federação Internacional de Xadrez, 4 Grande Mestres da Bulgária, Sérvia, Espanha e Portugal, com um Mestre Internacional, um Mestre Fide, um Mestre Nacional, e três Candidatos a Mestre todos de nacionalidade Portuguesa que lutaram pelos prémios monetários que ascenderam os 700€.

 

Neste dia foram realizadas 3 rondas da parte da manhã seguindo-se a pausa para o almoço, ficando reservadas as restantes 4 para a parte da tarde, em duas competições que ocorreram em simultâneo, uma prova para atletas federados e outra para não federados. O torneio federado surpreendeu com a adesão onde mais de 90 participantes inscreveram-se, sendo 60% atletas menores de 18 anos e 14 maiores de 50 anos, num dia que prometia vários jogos competitivos entre gerações.

 

No final da prova, contamos com a presença da Srª Presidente de União de Freguesias Lamaçães, Fraião e Nogueira, Goreti Machado, que após algumas palavras de apoio e incentivo à modalidade de xadrez e seu crescimento, sendo um dos pilares para a existência do CXB, aproveitou-se a ocasião para oferecer uma camisola do CXB.

 

No final o pódio da geral ao fim das 8 rondas ficou assim preenchido:

 

1º da geral: Aleksa Strikovic

2º da geral: Luís Galego – Assembleia Figueirense

3º da geral: David Nieto – O Amanhã da Criança (Maia)

4º da geral: André Sousa – Academia Xadrez Gaia

5º da geral: Vladimir Petkov – Club Xadrez Chantada

6º da geral: Filipa Pipiras – Gd Dias Ferreira (Matosinhos)

7º da geral: Miguel Sismeiro – Escola Xadrez Porto

 

Escalão Menor 8

1º Mark Silva – Escola Xadrez Porto

2º Mariana Igreja – Escola Xadrez Porto

3º Guilherme Gonçalves – Escola Xadrez Porto

 

Escalão Menor 10

1º David Farias – CX Colégio Portugês (Aveiro)

2º José Lucas Silva – Fórum Airão S. João (Guimarães)

3º José João Pinto – CX A2Didáxis (Famalicão)

 

Escalão Menor 12

1º Rodrigo Sarabando – CX Colégio Portugês (Aveiro)

2º Gustavo Ribeiro – CA Têssera (Aveiro)

3º Duarte Abreu – CX A2Didáxis (Famalicão)

 

Escalão Menor 14

1º Filipa Pipiras – Gd Dias Ferreira (Matosinhos)

2º Pedro Gil Silva – Fórum Airão S. João (Guimarães)

3º Ruben Fernández López – Escola Xadrez Porto

 

Escalão Menor 16

1º Miguel Sismeiro – Escola Xadrez Porto

2º José Veiga – Escola Xadrez Porto

3º José Santos – CX A2Didáxis (Famalicão)

 

Escalão Menor 18

1º Ana Inês Silva – CX A2Didáxis (Famalicão)

2º Paulo Monteiro – O Amanhã da Criança (Maia)

3º Bruno Mendes – CXE João Meira (Guimarães)

 

Escalão Menor 20

1º André Sousa – AX Gaia

2º David Pereira – ADC Perre

 

O dia só podia ser dado por terminado com o agradecimento a todos os atletas que participaram neste encontro, com um agradecimento especial a José Monteiro professor da ESCA e funcionários por todo o apoio e contribuição para a organização do evento, à Associação de Xadrez do Distrito de Braga à União de Freguesias Lamaçães, Fraião e Nogueira, à Federação Portuguesa de Xadrez à secção de desporto do município e respetiva vereadora pelos magníficos prémios que foram oferecidos aos participantes.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 15 de outubro de 2019 – 13:26:04

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...