Portugal entre e elite mundial nas Olimpíadas de Batumi

 

 

As seleções portuguesas de xadrez das categorias absoluta e feminina participam, entre os dias 24 de setembro e 5 de outubro, nas Olimpíadas de Batumi (Geórgia). Trata-se da competição mais importante da modalidade ao nível de seleções

(equivalente a um Campeonato do Mundo de qualquer desporto), na qual estão presentes os melhores jogadores do planeta, integrados nas maiores potências do xadrez.
 
Portugal é, assim, um dos 185 países participantes neste megaevento, que já vai na 43.ª edição e desta vez decorre na cidade de Batumi, na Geórgia, um pais de grande tradição na modalidade, principalmente ao nível feminino.
 
As Olimpíadas constam de 11 jornadas, a disputar no sistema suíço, e as equipas apresentam quatro xadrezistas por encontro. No entanto, todas os conjuntos têm direito a contar com um suplente.
 
Na categoria absoluta, Portugal é o número 63 entre 185 seleções e procura uma classificação entre o top-50. A equipa apresenta um misto de experiência e juventude, que pode trazer bons resultados.
 
São os seguintes os integrantes da seleção absoluta:
 
Luís Galego (grande mestre, 2471 pontos Elo) António Fernandes (grande mestre, 2389) Rui Dâmaso (mestre internacional, 2440) David Martins (mestre internacional, 2402) André Ventura Sousa (mestre internacional, 2365).
 
O capitão da equipa é o mestre FIDE Jorge Guimarães.
 
Na categoria feminina, o posicionamento à partida da formação lusa é algo idêntico (número 66 entre 151 seleções) e o objetivo de participação positiva será também um lugar nos 50 primeiros. Nesta seleção, a juventude marca uma presença mais forte.
 
A seleção feminina integra as seguintes jogadoras:
 
Ana Batista (mestre FIDE, 2068 pontos Elo) Margarida Coimbra (mestre FIDE, 2068) Rita Jorge (mestre FIDE, 1870) Maria Silva (candidata a mestre, 1924) Ana Inês Silva (1890).
 
O capitão da equipa é o mestre internacional Sérgio Rocha.  

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...