14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

GD Dias Ferreira, AX Gaia e Académica lutam xeque a xeque pelo título no Nacional por Equipas da 1ª Divisão

 

 

A duas jornadas do fim do Campeonato Nacional de Xadrez por equipas da 1.ª Divisão, que decorre nas instalações do Hotel Áxis, em São Mamede de Infesta (Matosinhos), mantém-se a incerteza sobre quem será o campeão. Três equipas, a Academia de Xadrez de Gaia, o Grupo Desportivo Dias Ferreira e a Académica de Coimbra seguem empatadas na liderança, o que garante xeques de emoção na recta final da prova.


No duelo mais aguardado da sétima ronda, o GD Dias Ferreira e a Academia de Gaia empataram (2-2), com empates parciais nas quatro mesas, e a Académica não conseguiu aproveitar a situação para se isolar na frente, pois também empatou, perante o Grupo de Xadrez do Porto.


Assim, as três equipas somam 19 pontos, em todos os casos com cinco vitórias e dois empates, e será uma delas a saborear o título nacional, algo que não é novo para qualquer destes poderosos conjuntos, recheados de mestres.


Na oitava jornada, a disputar a partir das 15 horas de hoje, dia 19 de Agosto, os quatro primeiros da classificação jogam entre si. A Académica mede forças com o GD Ferreira e a AX Gaia defronta a ADRC Mata de Benfica.


Ao nível das performances individuais, um punhado de jogadores portugueses estão a destacar-se. O mestre internacional Jorge Ferreira, que defende o primeiro tabuleiro do GD Dias Ferreira, obteve, até agora, 5,5 pontos em 7 jogos e aspira a uma norma de grande mestre. José Andrade, na quarta mesa da ADRC Mata de Benfica, apenas empatou um jogo, tendo ganho os outros seis. António Vasques, na segunda mesa do Sporting CP, com 4 pontos em 7, logrou já a pontuação Elo que lhe garante o título de mestre FIDE. Luís Silva, o líder da AX A2D, também soma 4 pontos em 7 possíveis e ainda luta pela norma de mestre internacional.


No global, o xadrezista com melhor performance individual é o mais cotado em prova, Eduardo Iturrizaga, grande mestre venezuelano que defende o primeiro tabuleiro da AX Gaia, que até aqui ganhou seis jogos e empatou apenas um, precisamente na 7.ª ronda, com Jorge Ferreira.


7.ª JORNADA – RESULTADOS:

 

Académica-GX Porto, 2-2;

GD Dias Ferreira-AX Gaia, 2-2;

ADRC Mata de Benfica-Sporting, 1,5-2,5;

GX 113-Barreirense, 0-4; CX A2D-Casa do xadrez, 3,5-0,5.


CLASSIFICAÇÃO:

 

1.ºs AX Gaia, GD Dias Ferreira e Académica, 19 pontos;

4.º ADRC Mata de Benfica, 16;

5.º GX Porto, 15;

6.º Barreirense, 13;

7.º Sporting, 12;

8.º CX A2D, 11;

9.º GX 113, 9;

10.º Casa do Xadrez, 7.

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 15 de setembro de 2019 – 22:25:09

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...