13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Olimpíadas de Baku - Escolhidas as seleções nacionais

 

O selecionador nacional de xadrez, António Pereira dos Santos, definiu as representações de Portugal absoluta e feminina para as Olimpíadas da modalidade, que se realizam em Baku (Azerbaijão), de 1 a 14 de setembro de 2016.


Cada seleção é composta por cinco elementos, de forma a que, durante a competição, jogada a quatro tabuleiros, possa haver sempre um suplente, o que permite uma melhor gestão das equipas, dadas as exigências das Olimpíadas, que reúnem as maiores potências e os melhores xadrezistas do Mundo.


Assim, a seleção nacional absoluta será composta pelo mestre internacional Jorge Viterbo Ferreira (GD Dias Ferreira), o número 1 do ranking nacional, o grande mestre Luís Galego (Assembleia Figueirense), o mestre internacional Rui Dâmaso (FC Barreirense), o grande mestre e atual campeão nacional António Fernandes (Filiados na FPX) e o mestre FIDE André Sousa (GD Dias Ferreira), recente vencedor do Torneio de Mestres.

 

Trata-se de uma secção equilibrada, com uma boa média no ranking Elo (cerca de 2440), que junta a experiência de Fernandes, Galego e Dâmaso à juventude de Ferreira e Sousa. André Sousa, aliás, assume-se como um dos mais jovens na Olimpíada, com os seus 16 anos.


A seleção feminina conta com as mestres FIDE Ana Baptista (GC Odivelas, campeã nacional) e Margarida Coimbra (Económicos/Palma e Arredores) e com as promissoras Mariana Silva e Maria Inês Silva (ambas da Didaxis-A2D) e Rita Jorge (Sporting CP). À semelhança da seleção absoluta, esta representação também junta experiência e juventude.

Periodicidade Diária

domingo, 26 de maio de 2019 – 11:39:18

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...