18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Nacional Individual Absoluto 2014/2015 - Fase Final

 

Setembro foi mais uma vez altura da disputa do título individual mais importante do Xadrez nacional. Depois dos dois momentos de apuramento, o Torneio Nacional de Mestres e a Fase de Apuramento, tivemos a realização da Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2014/2015, com a presença de 10 jogadores. Durante os 7 dias de 13 a 19 de setembro jogaram em Lisboa, no Hotel AS, em formato de todos contra todos para definir o novo Campeão Nacional.

 



António Fernandes, António Vasques (Sporting CP), David Martins (GD Dias Ferreira), Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira), José Padeiro (O Amanhã da Criança), Luís Silva (CX A2D), Paulo Dias (Sporting CP), Pedro Rego (Sporting CP), Sérgio Rocha (FC Barreirense) e Vasco Diogo (AA Coimbra) são os 10 jogadores que fizeram deste o mais forte campeonato dos últimos 8 anos com mais de 2330 pontos de Elo de média. Dos 10 jogadores, 3 deles já venceram este título: António Fernandes (13 títulos, atual Campeão em título), Paulo Dias (2 títulos, último em 2010/2011) e Sérgio Rocha (1 título, em 2011/2012). A eles juntaram-se valores seguros do Xadrez Nacional que não deixarão de procurar a sua hipótese de conquistar o título, entre eles o Jorge Ferreira, atualmente o jogador português com mais Elo.

A edição deste ano voltou a ser extremamente competitiva, com um equilibro grande em todos os jogos, fruto de estarem presentes os melhores xadrezistas nacionais entre jogadores já experientes e jovens que cada vez mais se afirmam no panorama nacional. E foi o atual detentor do troféu, o António Fernandes, que desde cedo arrepiou caminho e colocou-se na liderança, estando a liderar isolado desde o final da 3ª Ronda até à 8ª Ronda quando o José Padeiro o conseguiu alcançar no topo da classificação. O Jorge Ferreira foi-se mantendo perto do topo mas sem conseguir reduzir a desvantagem na classificação. Mas depois 8 emocionantes Rondas chegamos a última com António Fernandes e José Padeiro empatados no 1º lugar, com vantagem no confronto direito para o 1º, e o Jorge Ferreira a meio ponto deles em 3º, mas entrando os 3 na última Ronda com esperança de conquistar o título nacional que seria o 14º para o António Fernandes, tornando-se o jogador mais titulado da história desta prova, e o 1º para cada um dos dois jogadores nortenhos. E foi mesmo o António Fernandes a conquistar o título, depois de vencer o seu último jogo e terminar a prova sem qualquer derrota e 5 vitórias, somando 7 pontos. O José Padeiro depois de empatar o seu último jogo acabou por ser alcançado pelo Jorge Ferreira no 2º lugar, repetindo-se os primeiros dois lugares da época passada e relegando o José Padeiro para o 3º lugar.



Classificação
1º António Fernandes - 7,0 em 9 possíveis
2º Jorge Ferreira, GD Dias Ferreira - 6,5
3º José Padeiro, O Amanhã da Criança - 6,5
4º David Martins, GD Dias Ferreira - 5,5
5º Sérgio Rocha, FC Barreirense - 4,0
6º Paulo Dias, Sporting CP - 3,5
7º Pedro Rego, Sporting CP - 3,5
8º António Vasques, Sporting CP - 3,5
9º Luís Silva, CX-A2D - 3,5
10º Vasco Diogo, AA Coimbra - 1,5


Esta edição da Fase Final teve mais 2 interessantes atrativos individuais, com o José Padeiro a conquistar a sua 1ª norma de Mestre Internacional ao final da 8ª Ronda e o António Vasques a conquistar o título de Mestre FIDE logo após a 2ª Ronda. São mais 2 excelentes resultados individuais para jogadores portugueses, à semelhança dos obtidos na 1ª Divisão do Campeonato Nacional por Equipas que se realizou de 16 a 22 de agosto. Num espaço de 1 mês foram conquistadas 3 normas e 1 título internacional.

Com a final da época a aproximar-se, ainda temos algumas importantes provas pela frente. No Circuito Nacional de Lentas 2014/2015 está a faltar uma prova de apuramento com S. João da Madeira a voltar a receber o AEJ Chess Open que vai para a sua 11ª edição nos fins de semana de 3/4 e 10/11 de outubro, uma prova que irá dar uma última oportunidade para se definir os 6 jogadores apurados para a Fase Final que será realizada em Mirandela de 12 a 14 de novembro. A 15 de novembro terá lugar a Fase Final da 1ª edição do Circuito Nacional de Semi-Rápidas, também em Mirandela, mas esta ainda tem bastantes indefinições nos 8 jogadores que se apurarão para a Fase Final com 2 provas de apuramento por realizar: o I Torneio Cidade de Barcelos a 26 de setembro e o XVII Torneio Internacional Cela a 18 de outubro. E ao mesmo tempo teremos também uma das últimas provas da época com a realização da 2ª edição da Taça Nacional das Associações, que terá lugar no Bombarral a 17 e 18 de outubro, juntando mais uma vez os diferentes vencedores das Taças Distritais na disputa de mais um título nacional.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 04:01:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...