A Seleção Nacional teve hoje um dia perfeito no Mundial de Para Surfing que decorre até sábado em Huntington Beach Califórnia, com Camilo Abdula e Marta Paço a vencerem as suas baterias e a não deixar cair em mãos alheias os seus créditos de campeões do Mundo das divisões Stand 1 e VI 1, respetivamente.
Camilo, que teve uma estreia tímida neste campeonato, com a terceira posição na bateria, “acordou” hoje e venceu com um total de 11,93, batendo o sul-africano Antony Smyth e o inglês Dave Jeffery. Total que melhora a prestação do português na primeira ronda e o coloca nas meias-finais.
Marta Paço competiu às 21 horas de Portugal Continental, mas a espera valeu a pena, com a surfista de Viana do Castelo a vencer de forma imperial a concorrência, começando com um 3,17 mas selando o estatuto de cabeça de série da final com uma onda de 7 pontos.
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf e líder da comitiva nacional, manifestou-se naturalmente satisfeito com a prestação dos dois surfistas campeões do mundo e não escondeu o otimismo cauteloso:
“Hoje foi um dia bom para Portugal. O Camilo Abdula teve uma prestação ao nível daquilo que sabemos que é capaz e temos muitas expectativas de o ver na final e na defesa do título. Depois a Marta já está na final, com duas ondas muitas boas, e está bem lançada para mais uma medalha. Não escondo que estamos todos a torcer pelo seu terceiro título mundial.”
A Seleção Nacional orientada por Tiago Prieto:
Camilo Abdula – Stand 1
Marta Paço – VI 1
Tomás Freitas - Kneel
Afonso Faria – Prone 2