Marta Paço e Camilo Abdula campeões europeus em jornada de sonho para Portugal
Portugal teve um dia quase perfeito no Campeonato da Europa de Parasurfing que termina amanhã em Valdoviño, Espanha, com Marta Paço e Camilo Abdula a sagrarem-se campeões europeus, Hugo Madruga com a prata e Hugo Rocha a trazer o bronze. Finalmente, Tomás Freitas foi quarto na sua final.
O dia começou com Marta Paço a revalidar o título europeu de VI 1 feminino (surfistas cegas), conforme se previa pela sua prestação neste campeonato, levando de vencida a espanhola Carmen Lopez.
Os gritos de celebração portuguesa ainda ecoavam no areal de Valdoviño quando Camilo Abdula arrecadou a vitória na final de Stand 1, com Hugo Madruga, em segundo, a fazer a dobradinha para Portugal.
Pouco depois foi Hugo Rocha a conquistar o bronze na classe de Stand 2 e Tomás Freitas encerrou um dia de glória para Portugal com um (polémico) quarto lugar na final de Kneel open.
Portugal encerra amanhã a sua participação neste Europeu com mais uma final, de Prone 2, com Pedro Palma e Afonso Faria a representar as cores nacionais.
“Hoje foram só boas notícias, os nossos atletas não desiludiram e surfaram de forma excelente. Dos oito atletas, conseguimos colocar 7 em finais, não poderíamos esperar melhor”, afirmou Tiago Prieto, o técnico nacional responsável pela Seleção, salvaguardando que, todavia, será muito complicado para Portugal conquistar o título europeu coletivo por falta de representação em todas as classes, algo que Espanha consegue.
“Com estes resultados estamos na luta pelo título europeu, embora Espanha tenha equipa completa e nós não, pelo que estamos em desvantagem. Mas acredito que, na pior das hipóteses, seremos, sem dúvida, vice-campeões europeus”, conclui Tiago Prieto.
A equipa:
Marta Paço (Surf Clube de Viana)
Tomás Freitas (Surf Clube de Viana)
Hugo Madruga (Surf Clube de Viana)
Lucas Borges (Surf Clube de Viana)
Pedro Palma (Portimão Surf Clube)
Afonso Faria (Surf Addict )
Hugo Rocha (Surf Addict)
Camilo Abdula (Sines Surf Clube)