17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Seleção de Para-surfing rumo à Califórnia a pensar nas medalhas

Mundial de Para-surfing ISA decorre entre os dias 4 e 11 de dezembro em Pismo Beach
 
Seleção de Para-surfing rumo à Califórnia a pensar nas medalhas
 
Portugal estará representado no Mundial ISA de Para-surfing, evento maior do calendário da International Surfing Federation para surfistas com deficiência, e que decorre na Califórnia entre os dias 4 e 11 de Dezembro. 
A Seleção é constituída por Camilo Abdula (Sines Surf Clube), Marta Paço (Surf Clube de Viana) e Tomás Freitas (Surf Clube de Viana), com Tiago Prieto como treinador da equipa.
 
Camilo compete na classe PS Stand 1, Marta Paço na classe PS VI 1 e Tomás na classe PS Kneel.
 
Na bagagem levam a legítima a aspiração a medalhas, ou não tivessem já estes atletas um palmarés invejável: Camilo é vice-campeão da Europa, Marta Paço é a campeã mundial em título e Tomás, apesar de se estrear em Mundiais de Parasurfing, sagrou-se vice-campeão mundial júnior de Kneeboard, no passado mês de Setembro, na Costa Nova, Ílhavo.
Tiago Prieto, o treinador da Seleção, sublinha o otimismo e o “espírito de equipa” do grupo que coordena: 
 
“O espírito à partida para este Mundial é positivo, de boa disposição e é isso que queremos para todos, que passem um bom momento e que tragam o melhor resultado possível, pois a ambição também faz parte.” 
 
Dentro da comitiva, o ‘rookie’ é mesmo Tomás Freitas, de apenas 17 anos. O que esperar deste jovem talento? 
 
“É a primeira experiência do Tomás nestas provas, mas sabemos que tem capacidades para um bom resultado. Depois, tem 17 anos e uma enorme margem de progressão pelo que sabemos que o futuro está garantido com ele. De resto, é uma aposta da FPS na juventude, tanto nele como na Marta [Paço].”
 
A emprestar a necessária experiência e veterania ao grupo estará Camilo Abdula, de 43 anos. O surfista do Alentejo foi quarto classificado o ano passado, mas vai para a Califórnia com aspirações a ir mais longe: 
 
“Sendo o mais velho e experiente, no surf e na vida e espero conseguir ajudar os meus colegas mais jovens a superar as dificuldades que vamos enfrentar. Sinto alguma pressão para fazer melhor que o quarto lugar do ano passado, estou bem fisicamente e animado para fazer melhor que em anos anteriores.”
 
O Mundial de Para-surfing da ISA terá lugar em Pismo Beach e arranca dia 4 com o habitual desfile das nações.
 
A comitiva será liderada pelo presidente da FPS, João Aranha.
 
“Vamos, como sempre imbuídos de espírito de missão,para dignificar o nome de Portugal e do surfing português, desta vez, com a representação do lado mais inclusivo do surfing e apoiados no talento destes surfistas que já deram muito à modalidade em Portugal e, esperamos, continuarão a dar”, disse João Aranha, concluindo: “Existe uma renovação na Seleção, com a retirada do Nuno Vitorino e a entrada do Tomás Freitas mas o desporto é isto mesmo e o futuro está assegurado.”
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 – 06:30:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...