18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Madeira recebe Europeu 2020 de Natação Adaptada

 

 

O Funchal será palco do European Open Championship WPS - Madeira 2020, um grande evento internacional no âmbito da disciplina de natação para pessoas com deficiência –, que decorre nas Piscinas Olímpicas da capital madeirense, de 17 a 23 de maio de 2020, uma organização da Federação Portuguesa de Natação (FPN), da Associação de Natação da Madeira (ANM) com o apoio do Governo Regional da Madeira.

 

Na competição apresentada hoje em conferência de imprensa no Funchal, Portugal estará representado com uma seleção no Europeu que irá procurar garantir a presença nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

 

A FPN apresentou também a candidatura da Madeira ao Mundial de natação adaptada - World Para Swimming Championships -, que decorrerá de 26 setembro a 2 de outubro de 2021.

 

Na senda do sucesso da organização do evento similar em 2016, decidiu o IPC – International Paralympic Committee atribuir a organização a Portugal naquele que será o último grande e vento de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

 

No Campeonato da Europa Open WPS - World Para Swimming Madeira 2020 mais de 500 nadadores, em representação de cerca de 50 países, irão estar a competir no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, entre 17 e 23 de maio de 2020, o mesmo local onde aconteceu o Campeonato Europeu em 2016. Na ocasião, 28 recordes mundiais foram quebrados durante oito dias de competição.

 

A cidade do Funchal prepara-se assim para receber a elite da natação paralímpica, numa semana de provas onde poderemos assistir à competição dos melhores nadadores do mundo. Apesar de Europeu, o evento é aberto a países fora da Europa sendo por isso certa a presença de nadadores consagrados dos outros quatro continentes. Mais ainda, já que este será o ultimo evento antes dos jogos paralímpicos a ter classificação desportiva disponível após a entrada em pratica da regra classificação zero nos jogos paralímpicos.

 

Na possibilidade do International Paralympic Committee atribuir a Portugal a organização do World Para Swimming Championships, em 2021, este evento deverá contar com a presença de cerca de cerca de 650 nadadores em representação de 70 países de todos continentes.

 

A natação adaptada é um desporto sob a responsabilidade da Federação internacional World Para Swimming, que integra o Comité Paralímpico Internacional (IPC), com sede em Bonn, na Alemanha.

 

 

 

António José Silva, presidente da FPN: “Este evento representa inequivocamente o reconhecimento por parte do IPC - International Paralympic Committee da capacidade de organização de competições de alto nível (europeias e mundiais) por parte da Federação Portuguesa de Natação e dos seus parceiros. Atestam, ainda, o percurso impar, a nível das organizações desportivas, do processo de inclusão de que a Federação Portuguesa de Natação foi percursora e que deu azo à interação posterior do desporto adaptado na sede das federações desportivas em Portugal. Por último, são o pleno reconhecimento dos resultados de nível internacional que a Natação em Portugal, nas diferentes classes de deficiência tem alcançado. Um ‘bem-haja’ ao do International Paralympic Committee, Instituto Português do Desporto e Juventude, à A.N. Madeira, ao Governo Regional e à C.M. do Funchal pelo apoio inquestionável a todas estas iniciativas.”

 

Tracy Glassford, diretora desportiva do World Para Swimming: “Estamos imensamente felizes por retornar ao Funchal e à Madeira para o Campeonato Europeu. Temos ótimas lembranças do Campeonato de 2016 e esperamos realizar uma competição ainda com mais sucesso. Este será um evento ‘Open’, onde os fãs da natação adaptada de todo o continente terão a oportunidade de ver em ação os melhores atletas do mundo que estarão nos Jogos de Tóquio 2020. Nosso agradecimento à Federação Portuguese de Natação, ao Governo da Madeira, à Câmara Municipal do Funchal e à Associação de Natação da Madeira pelo apoio e comprometimento para a realização de um evento de tamanha importância.”

 

José Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal: “É com a organização destes grandes eventos, pela demonstração da excelência que podemos levar à promoção da politica desportiva. Por outro lado, esta organização serve também para a afirmação de Portugal no plano internacional tanto no plano organizativo como no verdadeiro processo de inclusão.”

 

João Pedro Vieira, Vereador da Câmara Municipal do Funchal:“Esta organização leva-me a refletir em dois grandes conceitos – inspiração e gratidão. Inspiração quando se juntam tantos e tão bons parceiros com um objetivo comum que permite chegar ao sucesso. Temos de recordar que somos um concelho amigo do desporto onde investimos em múltiplas áreas e no desporto para todos e para a inclusão. Gratidão porque em nome do Município pelo trabalho desenvolvido em nome do Funchal e da região.”

 

Jorge Carvalho, secretário geral da educação: “A Região tem-se posicionado na rota dos grandes eventos internacionais resultado da visão antes do tempo com a construção de infraestruturas na região como a piscina olímpica do Funchal. Sem estas infraestruturas de grande qualidade não seria possível a região receber estes grandes eventos desportivos. Visão que a Federação Portuguesa de Natação tem partilhado na descentralização e na unidade nacional.”

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:42:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...