13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Elite mundial compete no Funchal - Portugal conta já com cinco nadadores com mínimo para o Rio 2016

 

A cidade do Funchal será a capital europeia da natação adaptada entre 30 de Abril e 7 de Maio no 2016 IPC Swimming European Open Championships. A maioria dos nadadores de elite mundial, cerca de 450 atletas em representação de 50 países, estará concentrada durante uma semana no complexo Olímpico de Piscinas da Penteada, no centro da capital da Madeira, naquele que é considerado um dos mais importantes eventos de natação organizados em Portugal.

 

A seis meses do evento, organizado pela Federação Portuguesa de Natação e Associação de Natação da Madeira, Portugal irá estar representado no Funchal com uma seleção de cerca de 10 atletas, onde alguns deles estarão a competir por medalhas. Cinco nadadores já obtiveram as marcas mínimas para estar presentes nos Jogos do Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016: Simone Fragoso, David Grachat, David Carreira, João Pina e Nelson Lopes. Outros cinco, onde se encontra o madeirense Emanuel Gonçalves poderão no Europeu tentar um lugar nos Jogos.

 

O Campeonato da Europa de Natação Adaptada IPC 2016 será “aberto” a atletas de outros continentes, naquele que é último grande evento para obtenção de mínimos para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

 

António José Silva, presidente do Comité Organizador e da Federação Portuguesa de Natação (FPN) assume que “é muito importante para FPN organizar este evento, fundamental para divulgar e promover os valores da igualdade e da natação para todos. Queremos receber no Funchal muitos atletas e seleções de outros países. É uma oportunidade para mostrarmos a grandeza do nosso país. Esperamos organizar o melhor evento de sempre."

 

Xavier Gonzalez, Chief Executive Officer do International Paralympic Committee (IPC), considera que a "Madeira irá proporcionar um belo cenário para o IPC Swimming European Open Championships no Complexo Olímpico da Penteada, considerada uma das melhores piscinas da Europa”.

 

O Complexo Olímpico de Piscinas da Penteada, inaugurado em 2004, é composto por um impressionante edifício de cinco pisos e inclui uma piscina de competição olímpica, uma piscina de mergulho, uma piscina de 25 metros e uma piscina de treino.

 

"Esperamos que o Europeu seja o momento perfeito para os atletas garantirem a qualificação a apenas quatro meses dos Jogos Paralímpicos. Por outro lado, será um bom indicador da forma para aqueles que já reservaram seus lugares."

 

O Complexo sediou em 2005 o Multi-nations Youth Meet e mais recentemente, em 2015 o Internacional Open Masters. As piscinas estão localizadas no coração do Funchal, junto à Universidade da Madeira, o Centro de Congressos, biblioteca e arquivos públicos.

 

A organização do 2016 IPC Swimming European Open Championships prevê um impacto de cerca de 1.5 milhões de euros na economia da capital da Região Autónoma da Madeira, estando prevista a presença de mais de 1000 pessoas a ocuparem a hotelaria durante o evento.

 

Os 2014 IPC Swimming Championships europeus foram realizados em Eindhoven, na Holanda, onde a Ucrânia terminou no topo da tabela de medalhas com 37 de ouro, 29 de prata e 28 medalhas de bronze. Rússia ficou em segundo lugar com 34 medalhas de ouro, 32 de prata e 29 de bronze, enquanto a Grã-Bretanha terminou em terceiro lugar com 30 medalhas de ouro, 27 de prata e 16 de bronze.

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 19 de maio de 2019 – 08:25:00

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...