13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

3.º Campeonato Mundial de Natação de Surdos: Atletas Portugueses preparados para discutir Mundial

alt
 
O Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebe de 6 a 13 de Agosto o Campeonato Mundial de Natação de Surdos.

 Esta prova é co-organizada pela Liga Portuguesa de Desporto para Surdos (LPDS) e pela Câmara Municipal de Coimbra.

 Encontram-se em competição 167 atletas em representação de 29 países de todo o Mundo. As provas arrancam hoje, domingo, dia 7 de Agosto, com as equipas a fazer o aquecimento a partir das 8h30 e a competição dos 200 metros livres femininos às 10h00. As finais têm lugar todos os dias à tarde, a partir das 16h30 até às 18h30.

Portugal é representado por sete atletas - Susana Lourenço e Luis Miguel Ferreira, são os atletas lusos mais experientes que participaram nos Jogos Surdolímpicos de Taipé em 2009. A estes nadadores juntam-se Ricardo Beleza, Luís Peixoto e Eunice Almeida que têm como objectivo atingir a marca mínima para o Campeonato Mundial de Surdolímpicos em 2013. Entre os mais jovens, estão Miguel Cruz e Tiago Neves que são de momento as grandes esperanças nacionais.

Hoje, domingo seis atletas portugueses começam a competição, Luís Miguel Ferreira e Luís Peixoto em 200m livres, Ricardo Belezas em 200m livres e 50m bruços, Miguel Cruz, Susana Lourenço e Eunice Almeida em 50m bruços.

Declarações:

Tiago Almeida, Seleccionador Nacional:

A comitiva veio para Coimbra no dia 1 de Agosto para um estágio de preparação. Os treinos têm corrido bem, os atletas têm vindo a atingir o pico máximo das suas prestações.

Um dos principais objectivos é explorar e melhorar a natação de surdos. Vamos tentar, também, obter os mínimos para os Surdolímpicos de 2013. Um dos objectivos já foi atingido, temos o maior número de atletas de sempre na competição.”

Acredito que, pelo menos, dois dos atletas portugueses conseguirão os mínimos para os Surdolímpicos.

Agora que estão a treinar com os atletas de outros países, já se começa a sentir o grande espírito competitivo do Campeonato.

Todos os países são adversários. Há países com bons atletas, como a Rússia e os Estados Unidos.


A LPDS é uma instituição sem fins lucrativos cujo objectivo primordial é o de promover e divulgar o desporto de e para Surdos.

Fundada há 13 anos (14-04-1998) a LPDS tem vindo a aumentar o número de atletas praticantes de desporto, estando estes enquadrados, sobretudo, no Alto Rendimento. Nos últimos 3 anos, a LPDS aumentou o número de desportos disponíveis para os seus federados contando, neste momento, com cerca de 250 atletas praticantes de 14 modalidades desportivas diferentes.

Os resultados actualizados podem ser consultados nos sites: www.lpdsurdos.org.pt ; http://wdsc2011portugal.webnode.com/


  

Periodicidade Diária

sábado, 25 de maio de 2019 – 07:56:33

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...