13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Recorde de Participação na Luta pelo Título Mundial

 

O primeiro dia do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão - Odivelas 2018 está a decorrer esta sexta-feira, 16 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição realiza-se até domingo, 18 de novembro.

 

Esta edição do evento bateu o Recorde de Participação, sendo considerado o Maior Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão de Sempre. Durante os 3 dias, vão passar 267 Judocas (172 masculinos e 95 femininos) pelos tatamis de Odivelas, em representação de 42 Países.

 

Neste dia inaugural estão 137 Atletas (90 masculinos e 47 femininas) em ação, divididos pelas categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinas.

 

Portugalestá presente com 6 Judocas: Henrique Sousa (-60kg), Sérgio Mendes (-60kg), Miguel Vieira (-66kg), Magnos Nhanco (-66kg), Djibrilo Iafa (-73kg) e Ruben Gonçalves (-73kg), acompanhados pelo Treinador Nacional – Jerónimo Ferreira.

 

Os 6 Portugueses estiveram esta manhã nos tatamis. Magnos Nhanco foi o único a somar uma vitória nos primeiros combates. Face ao sistema de ‘Dupla Repescagem’ em vigor nesta prova, os Atletas Lusos aguardam uma oportunidade de regressar aos tapetes.

 

Recordamos que a prova marca o início da Qualificação Paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020, sendo também a que mais pontos atribui para o Ranking Mundial.

 

Declarações:

 

Norbert Biro – IBSA Judo Chairman

“Já estive há três anos neste pavilhão, que tem muito boas condições para a prática do judo, e somos sempre muito bem recebidos pela equipa portuguesa. Batemos o recorde de presenças neste mundial o que significa que o judo está a crescer nesta vertente. Estamos a trabalhar para que haja mais atletas femininas. Como sou professor, considero que tenho essa responsabilidade e também é um dos objetivos da IBSA. Não está a ser fácil, mas é realmente um trabalho que temos que fazer de uma forma profunda, é bom para todos. A visibilidade que os Media dão a estas competições é fundamental para chegar às famílias que por vezes não sabem como ajudar os seus filhos. Obrigado a todos os jornalistas que dão espaço a estes atletas.”

 

János Tardos – IBSA Judo Sports Director

“O facto de termos tantos atletas a participar neste mundial é um bom sinal. A sociedade está a ficar mais sensibilizada para pessoas com características diferentes, mas que têm que ter as mesmas oportunidades. Vamos ter combates muito fortes, estão presentes os melhores judocas mundiais. A presença feminina é muito importante e estamos a trabalhar nesse sentido com todos os países associados. Toda a equipa que organiza, acompanha e torna possível esta competição está de parabéns. Uma palavra também para os muitos treinadores e staff que acompanham estes atletas, são fundamentais para, nos tatamis, os combates serem de grande nível.”

 

Judoca da Seleção Nacional - Miguel Vieira

“O meu primeiro combate não foi positivo porque não teve o desfecho que desejava. Foi uma luta de igual para igual. Ele tentou uma técnica de estrangulação e eu consegui defender. Houve um movimento mais desadequado do meu adversário, onde perdi os sentidos, mas não quero usar isso como justificação. Domingo há mais combates, vamos participar na competição por equipas.”

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 24 de abril de 2019 – 20:39:37

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...