IBSA European Judo Championship - Judo Europeu felicita Federação Portuguesa de Judo

 

Os Atletas Russos dominaram o primeiro dia do Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão, que está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Odivelas, ao conquistar um total de 11 medalhas (3 de Ouro, 2 de Prata e 6 de Bronze). Seguiram-se Azerbaijão com 4 (2 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze), Turquia com 4 (1 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze) e Ucrânia com 2 (1 de Ouro e 1 de Prata).

 

As Instituições Internacionais e as várias Delegações presentes na competição têm feito grandes elogios à organização da Federação Portuguesa de Judo.

 

A competição começou esta sexta-feira, dia 27, aquela que é a mais importante competição do calendário europeu de Judo Adaptado. Estiveram presentes na Cerimónia de Abertura em representação da Presidência da República Portuguesa – Dra. Carla Moura, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude – Dr. Augusto Barganha, Vice-Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação - Dra. Marina Van Zeller, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa – Dr. Jorge Máximo, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Dr. Paulo César, entre outras entidades.

 

Recorde-se que neste primeiro dia de competição, entraram nos tatamis dois atletas lusos:

 

Miguel Vieira (-66kg/B1)iniciou a competição derrotando o atleta Bielorrusso Uladzisalu Revenka com um waza ari. Na ronda seguinte não se conseguiu superiorizar ao atleta Davyd Khorarava da Ucrânia, atual campeão do Mundo e Olímpico. Desta forma, o atleta do Clube Judo Total foi relegado para as repescagens onde, durante o combate com o russo Nukh Salikhov, sofreu uma lesão no ombro e não conseguiu continuar, terminando num honroso 7º lugar.

 

Henrique Sousa (-66kg/B2)começou por derrotar o croata Mirsad Becirovic. Nos quartos-de-final cedeu perante Viktor Rudenko. Nas repescagens, o atleta luso não conseguiu vencer o espanhol Luis Lorenzo, alcançando o 7º lugar.

 

Declarações:

 

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – José Manuel A. Costa e Oliveira

“Os atletas lusos tiveram uma boa prestação nos primeiros combates, depois na fase seguinte defrontaram-se com medalhados mundiais o que tornou os combates mais difíceis. Estão no entanto de parabéns e fizeram sem dúvida uma boa representação do nosso País. Organizar este europeu tem sido um verdadeiro desafio que envolveu muitas pessoas que disponibilizaram os seus tempos livres para que tudo funcionasse. Temos tido os maiores elogios das instituições internacionais e das várias delegações o que significa que valeu a pena o enorme esforço feito por todos.”

 

Norbert Bino – IBSA Judo Chairman of the European Championship

“Toda a organização é excelente, está tudo preparado ao pormenor. Sabíamos que Portugal tem organizado muitas competições internacionais com grande êxito mas esta é realmente diferente uma vez que os atletas e as delegações precisam de apoios especiais. Estamos muito gratos com a excelência deste europeu. Também os atletas presentes são de grau muito elevado uma vez que muitos deles querem marcar presença nos jogos do Rio e esta é a sua última oportunidade.”

 

Diretor Técnico da FPDD – Dr. Hugo Silva

“A realização desta competição é de extrema importância pois queremos dar maior visibilidade possível ao desporto adaptado em Portugal, além da oportunidade de trabalhar em estrita colaboração com as diversas Federações Internacionais.

Este evento, que é coorganizado pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e a Federação Portuguesa de Judo, é uma forma de mostrar à comunidade uma modalidade que também existe na parte da deficiência visual e outras.

Na área do desporto para deficientes, o Brasil, onde se cumprirão os Jogos Paralímpicos 2016, têm mostrado um desenvolvimento formidável. Na Europa, os países nórdicos, sempre se mostraram bastante proativos neste âmbito.

O nosso país também se encontra no bom caminho, apenas temos de continuar a trabalhar. Um caminho faz-se caminhando.”

 

Miguel Vieira (-66kgs)

A minha preparação foi intensa e penso que dei o meu melhor nestes combates, apesar de esperar muito mais. Senti-me muito acarinhado pelos aplausos do público e agradeço o apoio nesta etapa.

 

Henrique Sousa (-66kgs)

Treinei bastante para esta competição, tal como todos os atletas presentes. Os combates foram bons, mas a vida de atleta é assim, hoje perdemos, amanhã ganhamos.”

 

Este sábado entra em competição o último atleta português, Djibrilo Iafa (-73Kg). Os combates têm início às 10h30 e as finais às 15h00.

 

Programa

 

SÁBADO,28 DE NOVEMBRO

 

 

10H30

Eliminatórias e repescagens (individuais)

Pavilhão Multiusos de Odivelas

15H00

Bloco de Finais

Entrega de Prémios

 

 

DOMINGO,29 DE NOVEMBRO

 

10H30

Eliminatórias (equipas)

 

Entrega de Prémios

Pavilhão Multiusos de Odivelas

14H30 – 15H00

Final da Competição

 

 

Esta é a primeira competição internacional da modalidade paralímpica a ser realizada em Portugal e a ultima oportunidade para os atletas ganharem pontos para o ranking antes dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

Em Odivelas estão 110 atletas em representação de 20 países. A representar Portugal estão 3 atletas: Miguel Vieira (-66Kg), Henrique Sousa (-66Kg) e Djibrilo Iafa (-73Kg).

 

Classificações Finais

 

Masculino

 

-60 Kg

-66 Kg

Vitalli Koriakin

RUS

Bayram Mustafayev

AZE

Ramin Ibrahimov

AZE

David Khorova

UKR

Recep Ciftci

TUR

Luis Lorenzo

ESP

Zaur Dzhabrilov

RUS

Viktor Rudenko

RUS

Florin Alexandru Bologa

ROU

Nukh Salikhov

RUS

David Garcia Orozco

ESP

Osvaldas Bareikis

LTU

Schugga Nashwan

GER

Miguel Vieira

POR

Kevin Villemont

FRA

Henrique Sousa

POR

-100 Kg

+100 Kg

Abdula Kuramagomedov

RUS

IIham Zakiyev

AZE

Malik Kurbanov

RUS

Gaidar Gaidarov

RUS

Kanan Abdullakhanli

AZE

Aleksandr Parasiuk

RUS

Christopher Skelley

GBR

Jack Hodgson

GBR

Inigo Gerboles Lopez

ESP

Dursun Hayran

TUR

Ibrahim Bolukbasi

TUR

Julien Taurines

FRA

Theoklitos Papachristos

GRE

     

Oliver Upmann

GER

     

 

Feminino

-48 Kg

-52 Kg

Victoria Potapova

RUS

Nataliya Nikolaychyk

UKR

Carmen Brussig

GER

Sandrine Martinet

FRA

Aygul Faizullina

RUS

Alesia Stepaniuk

RUS

Ecem Tasin

TUR

Zeynep Celik

TUR

Yuliya Halinska

UKR

Irina Frolova

RUS

Yozcu Tugba

TUR

Liudmyla Lohayska

UKR

Alessandra Spampinato

ITA

Merve Uslu

TUR

+70 Kg

 

Mesme Tasbag

TUR

 

Arina Kachan

BLR

 

Irina Kalyanova

RUS

 

       
       
       
       
       

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...