13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

International German Judo Championships 2014 - Dois judocas do Clube Judo Total participam na competição paralímpica

O Open Europeu de Judo Paralímpico decorre no próximo dia 1 de março em Heidelberg - Alemanha, contando com a participação de dois judocas com raízes portuguesas. A experiência de Miguel Vieira e a estreia de João Amador Dores são os pontos fortes desta representação nacional.

 

Miguel Vieira participa na categoria de -66kg, depois de ter estado presente em três competições internacionais o ano passado, tendo conquistado a medalha de Ouro na Lituânia e marcado presença no Campeonato da Europa, a primeira vez na história do judo paralímpico português, cujo caminho os atletas do Clube Judo Total vão desbravando. O judoca luso conta com a sua segunda participação na Alemanha, tendo sido este o palco da sua estreia internacional, tendo alcançado um excelente 5º lugar final na época anterior.

 

Nesta edição do Open da Alemanha, João Amador Dores faz a sua estreia numa competição internacional, pois neste momento a participação competitiva para estes atletas apenas se pode realizar fora de Portugal, porque não existem provas paralímpicas de Judo em território nacional. João Amador Dores é angolano, com o processo de naturalização em marcha, representando as cores do Clube Judo Total, na categoria de -100 Kg, com o inestimável apoio dos Jogos Santa Casa, patrocinador do Clube.

 

Acompanhando os dois atletas está o experiente treinador do Clube Judo Total, Jerónimo Ferreira, um dos poucos técnicos nacionais com valências no treino de judocas com deficiência visual e que é um dos principais obreiros deste “milagre” luso de pôr os nossos atletas a competir em eventos de elevado nível internacional, ombreando com alguns dos mais carismáticos judocas mundiais, nesta vertente paralímpica sem ter uma única competição desta natureza no nosso País!

 

Cumpre ainda recordar que a modalidade paralímpica de judo está aberta apenas a atletas com deficiência visual (cegos ou de baixa visão), não obstante treinarem no Clube Judo Total, no Complexo Desportivo da Lapa, atletas com limitações de naturezas díspares (paralisia cerebral, surdez e deficiência intelectual), sendo já mais de 20 os judocas com limitações inscritos no Clube, repartidos por treinos que têm lugar às terças e/ou quartas e/ou quintas e/ou sábados, consoante os objetivos e as exigências de treino de cada judoca.

 

O árbitro português Eduardo Garcia também participa no evento, tendo sido convocado pelo organismo máximo de Arbitragem, para marcar presença na Alemanha.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de julho de 2019 – 23:12:39

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...