22 de Janeiro - 1º Torneio de Goalball Sintra 2011

Sintra acolhe pela primeira vez um torneio de Goalball, modalidade praticada por atletas com deficiência visual, no próximo dia 22 de Janeiro, das 14h00 às 20h00, no pavilhão da Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, Sintra.

A iniciativa vai contar com a presença de algumas das melhores equipas nacionais e tem como objectivo divulgar o Goalball no concelho bem como incentivar o surgimento de novos praticantes.

O Goalball surgiu após a II Guerra Mundial com o objectivo de reabilitar os ex-combatentes que perderam a visão em combate.

O objectivo é arremessar a bola fazendo-a entrar na baliza adversária, enquanto os jogadores da equipa adversária tentam placar a bola com o corpo.
 
alt
 
A bola tem um dispositivo sonoro interno (placas metálicas ou guizos), o que permite aos jogadores detectar a direcção da trajectória da bola.
 
Por isso, enquanto o jogo está a decorrer, reina o silêncio absoluto no campo para permitir que os jogadores se possam concentrar e reagir instantaneamente à bola.
 
alt

É um desporto indoor, disputado entre equipas com três jogadores em campo, sendo o objectivo marcar golos na baliza da equipa adversária, com um arremesso manual. O jogo tem a duração de 14 minutos dividido em duas partes de 7. 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...