>
ATLETAS DA ACADEMIA JOÃO CARDIGA VÃO LEVAR CAVALOS AO HOSPITAL SANTANA E TER CONSULTAS DE PSICOLOGIA DESPORTIVA, GRATUITAS.
No dia 26 de Julho, pelas 12h00, nas instalações do Hospital Santana, na Parede, vai realizar-se a assinatura de um protocolo entre este equipamento centenário da SCML, os Jogos Santa Casa e a Academia Equestre João Cardiga.
A iniciativa, integra as cerimónias de aniversário do Hospital, num dia em que, será disponibilizada aos jornalistas uma experiência de equitação, fornecida pelos atletas e treinadores da Academia Equestre João Cardiga.
Esta parceria constitui um projeto pioneiro, desenvolvido pelos Jogos Santa Casa, em parceria com o Hospital de Santana, e a Academia Equestre e vai permitir que 7 atletas, com deficiências motoras, sejam acompanhados, gratuitamente, por Psicólogos da área desportiva.
Como é do conhecimento geral, todos os atletas estão sujeitos a ansiedades e pressões derivadas da competição. Neste sentido, é intenção dos Jogos Santa Casa, desenvolver, em parceria com os patrocinados, projetos que possam fazer a diferença na expansão da modalidade desportiva, mais especificamente na melhoraria das condições dos atletas de alta competição, na captação de novos talentos, dinamização do desporto adaptado e desenvolvimento de ações conjuntas que promovam estilos de vida saudáveis junto da população.
Com este mote, os Jogos Santa Casa estabeleceram um protocolo com o Hospital de Santana e com a Academia João Cardiga, no sentido da disponibilização de consultas de psicologia desportiva aos atletas do Cardiga Paradressage Team. Desta maneira, poder-se-ão desenvolver as competências psicológicas destes atletas, auxiliando-os de uma forma pioneira na sua caminhada paralímpica (projeto Cavalgar até Tokyo 2020).
De ressalvar que, para o Hospital de Santana, o apoio a atletas no âmbito do desporto de alta competição, não é algo novo. Este hospital teve uma equipa de atletas em cadeira de rodas, que participaram nos considerados 1º Jogos Paralímpicos de 1962, denominados na época “Jogos STOKE MANDEVILLE “ .
Esta equipa competiu nas modalidades de tiro ao arco e no lançamento de peso, neste último conseguiram o 2º lugar. (1962, da esq./dir: Enf.ª Madre São João de Brito, Dr. Ângelo Vieira Araújo, Fisioterapeuta do HOSA e três doentes do HOSA).
ENQUADRAMENTO DO PATROCÍNIO DOS JOGOS SANTA CASA À ACADEMIA JOÃO CARDIGA
Os Jogos Santa Casa promovem o desporto e reiteram a sua estratégia de patrocínios através do apoio a Federações Desportivas, aos Comités Olímpico e Paralímpico e outras associações de âmbito desportivo, bem como, a alguns eventos desportivos de relevo no panorama nacional e internacional. Através deste apoio, procuram estimular a prática desportiva, por meio do desenvolvimento de programas e estilos de vida saudáveis, da valorização do esforço e do mérito desportivo no apoio a talentos nacionais e, mais importante, no apoio ao desporto enquanto motor de coesão e integração social.
A Academia Equestre João Cardiga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, fundada em 1992. Tem como missão a promoção da equitação para todos, no respeito pela diferença e apoia a integração social e comunitária da “Pessoa”, sobretudo em grupos mais vulneráveis e com necessidades especiais, através da utilização do cavalo, nomeadamente da Equitação com Fins Terapêuticos, Adaptada e Desportiva de Competição.
Os Jogos Santa Casa são patrocinadores da Academia Equestre desde 2013, centralizando este apoio à equipa “Cardiga Paradressage Team”.
Atualmente, a Academia possui um ambicioso projeto desportivo de âmbito internacional, denominado “Cavalgar até Tóquio 2020”. O objetivo principal deste projeto passa por preparar e qualificar a sua equipa de 7 cavaleiros de Paradressage, a maioria com paralisia cerebral, para os Jogos Paralímpicos de 2020,que se realizam em Tóquio.