13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nova direção da FADU apresenta Jorge Pina como embaixador do desporto universitário adaptado

 

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, anunciou que o atleta paralímpico Jorge Pina será o embaixador do desporto universitário adaptado, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais para o biénio 2015-2017, que decorreu hoje, dia 13, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O atleta, que já tinha sido o mandatário da lista candidata aos órgãos sociais da FADU para o biénio 2015-2017, surge agora como protagonista de uma das principais bandeiras da nova direção. “Encaramos o desporto adaptado como uma prioridade, reconhecendo-lhe um importante papel de inclusão social no meio académico. Um papel que a FADU reconhece como também sendo seu, o qual deve garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto universitário e a promoção de hábitos de vida saudáveis para jovens portadores de deficiência”, defendeu Daniel Monteiro.

O estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) aproveitou também o momento para destacar a necessidade de pôr em prática as medidas de compatibilização da prática desportiva com a formação académica, apesar de a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude já ter criado um grupo de trabalho para tal. “Torna-se incompreensível não existirem, à data de hoje, incentivos à construção de carreiras duais, que conjuguem a dimensão desportiva e académica, integrados numa verdadeira estratégia para o desporto nacional”, afirma o dirigente.

O discurso assumiu também uma postura reivindicativa face aos cortes do Governo. Para o novo presidente, são “inaceitáveis os cortes orçamentais que a FADU tem sofrido”, cortes que considera estarem “em claro contraciclo com o aumento do número de modalidades, provas e atletas que o desporto universitário tem vindo a apresentar”. “É de todo incompreensível e até contraproducente o (des)investimento que tem vindo a ser praticado”, termina.

 O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro,  aproveitou o momento para relembrar o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. “Partilhamos hoje aqui aquilo que fomos construindo. Fomos capazes de trabalhar e atingir alguns objetivos que, até há pouco tempo, eram impensáveis no desporto universitário”, mencionando como exemplo os Jogos Europeus Universitários de 2018, que se vão realizar em Coimbra.

Criámos pontes e sinergias para resolver problemas. O grupo de trabalho sobre o estatuto de estudante-atleta criou um bom guião, porque envolvemos parceiros de diferentes áreas para que todos possamos estar dentro dos temas e contribuir para a solução”, afirmou Emídio Guerreiro, que terminou a sua intervenção com uma palavra de apreço à direção cessante.

A presidente cessante, Filipa Godinho, deixou votos de muito sucesso para a nova equipa que hoje abraça a missão de liderar os comandos do desporto no Ensino Superior Português. Aproveitou igualmente para deixar vários agradecimentos a todos os que durante o seu mandato “contribuíram para que fosse possível alcançar os objetivos, ultrapassar os desafios e elevar sempre o nome da estrutura”.

A cerimónia de tomada de posse contou ainda com a atuação do grupo da Escola Superior de Música de Lisboa que tocou o hino da Federação Internacional do Desporto Universitário.


A lista dos órgãos sociais para o mandato 2015-2017 assume a seguinte estrutura:

Presidente e Direção
Presidente                Daniel Monteiro (IPL-ISCAL)
Administrador          Paulo Santos (IPP-ISEP)
Vice-Presidentes
Carlos Teixeira (UTAD)
Filipa Braz da Silva (U.Algarve)
João Nascimento (U.Aveiro)
Nuno Novais (U.Minho)
Marianna Ottati Cardoso (U.Porto-FADEUP)
Pedro Sereno (U.Lisboa-IST)
Sandra Vaz (U.Minho)

Mesa da Assembleia Geral
Presidente          Carlos Videira (U.Minho)
1º Secretário       Luís Pardal (UÉvora)
2ª Secretária       Maria Inês Neri (UNL-FCM)

Conselho Fiscal
Presidente         André Reis Silva (U.Aveiro)
Secretária          Francisca Castelo-Branco Sousa (UBI)
Relatora             Cátia Crespo (IPSetúbal)

Conselho de Disciplina
Presidente        Diogo Nabais (Lic. Direito)
Vogais               José Miguel Albuquerque (Lic. Direito) e Ricardo Ezequiel (IPC-ISCAC)

Conselho de Justiça
Presidente       Bruno Alves (Lic. Direito)
Vogais               Nuno Guerreiro (Lic. Direito) e Pedro Freitas (U.Lisboa-FDL)

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de abril de 2019 – 22:35:32

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...