>
A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo organiza a “Acção de Animação e Convívio” que se realiza no próximo sábado, dia 17 de Maio noEstádio Nacional do Jamor, com início pelas 14h30 e fim às 17h00. Canoagem, Mini-golfe, Caminhada e Parque-aventura são os desafios propostos a todos os participantes.
Esta acção tem como objectivos promover a interacção social, o convívio e a troca de conhecimentos entre autistas e os seus respectivos familiares e amigos. Os participantes desta acção são divididos em 4 grupos, sendo estes formados, no mínimo, por 4 pessoas (1 utente e 3 familiares e/ou amigos). Cada grupo é acompanhado por um responsável e tem que percorrer 4 diferentes estações, isto é, 4 espaços distintos onde se realiza uma acção específica e onde existe um técnico. As 4 estações existentes são: Canoagem, Mini-golfe, Caminhada e Parque-aventura.
As estações tem a numeração de 1 a 4, com a seguinte ordem: Canoagem – Estação 1; Mini-Golfe – Estação 2; Parque-aventura – Estação 3; Caminhada – Estação 4. O tempo de permanência por cada estação é de 20 minutos.
Como actividade final, pelas 16h30, é realizado, no jardim junto ao campo principal de ténis, um lanche acompanhado de um espetáculo musical da Banda Jazz da APPDA-Lisboa, composta por jovens autistas.
A “APPDA-Lisboa - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo”, é uma instituição particular de solidariedade social, fundada em 1971. Esta teve origem na primeira organização portuguesa dedicada ao Autismo, a Associação Portuguesa para a Protecção às Crianças Autistas. A APPDA-Lisboa presta serviços às pessoas com perturbações autistas e promove a defesa e o exercício dos direitos, tal como, a melhoria da qualidade de vida.
A Associação, foca-se em valores como a solidariedade, dignidade, a competência, a não discriminação e a integração social.