13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

APD Braga divulga o BCR pela cidade da Horta

 

A APD Braga levou o basquetebol em cadeira de rodas à cidade da Horta, na ilha do Faial.
 

A equipa minhota, bicampeã nacional, visitou a região insular durante seis dias marcados por trabalho intenso, que incluiu várias demonstrações da modalidade em escolas, um workshop e que culminou num jogo de exibição no Pavilhão da Escola Secundária Manuel de Arriaga. 

 

O clube bracarense esteve presente na cidade da Horta, entre os dias 26 de setembro e 1 de outubro, com o intuito de divulgar o basquetebol em cadeira de rodas junto da comunidade escolar, à semelhança do que tem feito no continente. A iniciativa inédita nasceu da vontade manifestada pelo presidente Manuel Vieira, da APD Braga, que contactou os serviços da SATA para apoio na ida ao arquipélago. Depois, “a escolha da ilha foi fácil”, afirma Ricardo Vieira, técnico dos minhotos, uma vez que milita na APD Braga o atleta açoriano Sílvio Nogueira, que viveu no Faial. À ação de divulgação associou-se a APADIF, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes do Faial.

 

A comitiva minhota, composta pelo treinador Ricardo Vieira e pelos atletas José Miguel, Eduardo Gomes, Manuel Vieira (presidente da APD Braga), José Silva, Jorge Palmeira, João Paulo Ribeiro e Sílvio Nogueira, não teve mãos a medir, pois foram muitos os pontos de paragem. Na manhã do dia 27, a equipa visitou a Escola Básica Integrada da Horta, onde interagiu com alunos com e sem deficiência e mostrou como se joga a modalidade rainha do desporto paralímpico. No dia seguinte, a formação bicampeã nacional deslocou-se à Escola Secundária Manuel de Arriaga com o mesmo objetivo, convivendo e sensibilizando várias turmas nas aulas de Educação Física. Para o dia 29, da parte da manhã, estavam reservadas mais atividades de demonstração do BCR no referido estabelecimento de ensino, com turmas de vários escalões etários, enquanto à tarde o técnico Ricardo Vieira, também adjunto da Seleção Nacional, realizou um workshop sobre a modalidade, ao qual acorreram cerca de 30 pessoas.

 

Para acabar em beleza, no último dia, 30 de setembro, o Pavilhão da Escola Secundária Manuel de Arriaga acolheu às 20h um jogo de exibição da modalidade, que suscitou muito interesse da comunidade local, gerando uma enchente nunca antes vista num encontro de BCR em Portugal.

 

 Não só o jogo, mas também a experiência vivida nos restantes dias colheu sensações muito positivas. “O balanço foi muito mais do que todas as expectativas criadas! Fantástico o contacto com os faialenses, os alunos que participaram foram incríveis, a própria comunidade abordava-nos na rua porque tinha ouvido na rádio; outdoors luminosos anunciavam o evento, havia cartazes espalhados por toda ilha, enfim, uma loucura todo o tempo lá passado”, descreve Ricardo Vieira.

 

O timoneiro dos bracarenses deixou ainda expresso o desejo da APD Braga regressar no futuro.

Periodicidade Diária

segunda-feira, 22 de abril de 2019 – 22:36:31

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...