Seleção Nacional participa no Campeonato da Europa C, em Brno, República Checa, de 24 a 29 de julho

 

 

A equipa das quinas, comandada por Marco Galego, novo treinador do Eléctrico FC, da Liga Placard, leva na bagagem a esperança de alcançar a promoção à divisão B. Bélgica e Grécia serão os primeiros obstáculos. Portugal estreia-se contra os belgas, na quarta-feira, dia 26, às 8 da manhã, hora portuguesa.

 

Nova vida para o basquetebol em cadeira de rodas português, agora integrado na Federação Portuguesa de Basquetebol. Com um grupo que reúne um misto de experiência e juventude, a renovada Seleção Nacional procura alcançar uma das duas vagas de promoção à divisão B. Recorde-se que o basquetebol em cadeira de rodas europeu encontra-se estruturado em 3 divisões – A, B e C – desde 2003, e o melhor que Portugal obteve foi a manutenção na divisão B, em 2008. Registe-se ainda a conquista do Europeu C, em 2007, na Irlanda, e a participação nos Jogos Paralímpicos de Heidelberg, em 1972, naquela que constituiu a estreia lusa em absoluto (englobando todas as modalidades) no Paralimpismo.

 

 

Na prova que se avizinha, Portugal manifesta a legítima ambição de chegar a um dos dois primeiros lugares e assim regressar à divisão B, de onde foi despromovido no verão passado, em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina. Mas a tarefa não se augura fácil, já que nesta “falsa” divisão C militam duas seleções que há escassos 2 anos figuravam na elite, ou seja, na divisão A: República Checa e Bélgica. Fazem companhia a Portugal no grupo A, precisamente a Bélgica, primeiro adversário, e a Grécia, enquanto no grupo B encontram-se a anfitriã República Checa, Hungria, Sérvia e República da Irlanda.

O Campeonato da Europa da divisão C joga-se de 24 a 29 de julho, em Brno, República Checa.

 

 

Comitiva Nacional:

 

Jogadores – Henrique Sousa (extremo, APD Braga), Christophe da Silva (extremo, CS Meaux, 1.ª divisão francesa), Marco Gonçalves (extremo, GDD Alcoitão), Filipe Carneiro (extremo, APD Braga), Pedro Bártolo (base, CP Mideba, 1.ª divisão espanhola), Hugo Maia (extremo, GDD Alcoitão), Ângelo Pereira (extremo/base, APD Lisboa), José Miguel (extremo/poste, APD Braga), Pedro Gonçalves (capitão, base, Sporting CP, APD Sintra), Hélder Freitas (poste, APD Paredes), Iderlindo Gomes, (poste, APD Leiria), Márcio Dias (poste, APD Braga);

 

Equipa Técnica: Selecionador Nacional – Marco Galego,Selecionador Adjunto – Ricardo Vieira; Team Manager: Augusto Pinto.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...