13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Basquetebol em Cadeira de Rodas: APD Braga leva a modalidade para o coração da cidade

Disputou-se durante a tarde de domingo, em plena Avenida Central de Braga, um jogo de basquetebol em cadeira de rodas, que teve como principais objetivos a aproximação da modalidade à sociedade civil e a divulgação do I Torneio Ibérico de Basquetebol em Cadeira de Rodas – Cidade de Braga, que se realiza no próximo dia 13 de outubro, no Pavilhão Municipal de Ferreiros, em Braga.



A instituição bracarense que foi distinguida este ano, com o Galardão de Mérito Desportivo, pretende retribuir o apoio recebido pelos bracarenses e entidades privadas. Os dirigentes da APD Braga assumem que o apoio dos minhotos tem sido fundamental para a continuidade dos projetos desportivos que nos últimos anos, têm vindo a dignificar o nome da cidade, dentro e fora do país.



Neste momento somos a única instituição em todo o território nacional, que promove a prática desportiva de 3 modalidades, basquetebol em cadeira de rodas, andebol em cadeira de rodas e atletismo ambulantes e em cadeira de rodas”, refere João Correia, dirigente da APD Braga.



O dirigente da equipa bracarense alarmou as entidades presentes, que a ausência de apoios públicos, direcionados para prática desportiva adaptada, coloca seriamente em causa a sustentabilidade do projeto desportivo, a curto prazo.



O dirigente e ex-atleta paralímpico relembra a importância destas iniciativas: “As ações de rua e nas escolas indiretamente relembram a sociedade civil, que todos nós somos potenciais portadores de uma qualquer limitação física, e ao mesmo tempo conseguimos mostrar aos familiares das pessoas com deficiência, que a limitação motora, não é impeditiva de se poder vir a ter uma prática desportiva regular.



Para que esta prática desportiva seja uma realidade no Distrito de Braga, para João Correia, é urgente que haja um esforço de todos. “Neste momento o projeto desportivo da APD Braga está alicerçado apenas em apoios privados. Este trabalho inédito a nível nacional tem-nos permitido fazer face a despesas como o pagamento de pavilhões municipais, infraestruturas essenciais, para que as pessoas com deficiência possam ter acesso à prática desportiva adaptada”, uma afirmação expressa de forma emotiva, pelo dirigente bracarense, que apela à mobilização dos bracarenses para a presença, no dia 13 de outubro, no I Torneio Internacional em Cadeira de Rodas – Cidade de Braga. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de julho de 2019 – 00:09:51

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...