18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Comunicado de Imprensa: Seleção Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas no "Basketball Without Borders"

A Seleção Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas irá estar presente no grande evento de Basquetebol da NBA, “Basketball Without Borders” (BWB), que se irá realizar de 15 a 18 de Agosto, em Almada.

 

A Seleção Nacional, que em 2007 conquistou o Campeonato da Europa C, em Dublin, fará uma demonstração da modalidade, no dia 18 de Agosto, das 14h00 às 14h30, no Complexo Desportivo de Almada.

 

Selecionador Nacional: Jorge Almeida

Jogadores: Alexandre Cardoso (APD – Lisboa); Hugo Lourenço  e Marco Gonçalves (CP – Mideba, Espanha); Aníbal Costa, Valter Mendes, Marco Francisco e Nelson Oliveira (APD – Leiria); Rui França e Pedro Correia (APD-Paredes); Hugo Silva e João Cardoso (GDD – Alcoitão); Pedro Gonçalves (ADP – Sintra); Henrique Sousa, Márcio Dias, J. Carneiro e Silvio Nogueira (APD – Braga); Paulo Araujo (ADAguiarenses)

Treinadores Convidados: Ricardo Vieira (APD-Braga), Domingos Marinho (APD-Paredes), Martinho Santos (APD-Leiria)

Massagista: Nuno Fonseca

Dirigente: Victor Sousa 

 

 

Breve História do aparecimento do Basquetebol em Cadeira de Rodas em Portugal:

 

A história do basquetebol em cadeira de rodas começa, nos hospitais de reabilitação, com especial incidência nos militares que sofreram lesões vertebro-medulares e outrasna guerra colonial (1961 a 1974).

 

A primeira participação internacional dá-se nos Jogos Paralímpicos de Heidelberg, na Alemanha, em 1972. Esta constitui a única participação portuguesa na modalidade de basquetebol em cadeira de rodas, em jogos paralímpicos.

 

O 1.º Campeonato Nacional  de basquetebol em cadeira de rodas acontece na época de 1991/1992 . Na época de 1992/1993 realiza-se a primeira Taça de Portugal e na época seguinte, 1993/1994, disputa-se a primeira Super Taça.

 

No ano de 1993, a FPDD promove as primeiras ações de formação para árbitros e classificadores, em colaboração com a International Wheelchair Basketball Federation (IWBF)-Europa).

 

No ano de 1994, mês de Novembro, a FPDD em colaboração com a IWBF-Europa, organiza o 1º Curso Nacional de Treinadores e Árbitros de basquetebol em cadeira de rodas.

 

Ainda neste  ano de 1994, é constituída a Comissão Instaladora da ANDDEMOT – Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Motora, que passa a gerir a modalidade do basquetebol em cadeira de rodas.

 

Formalizada a sua constituição em Fevereiro de 1995, a ANDDEMOT vem organizando as provas oficias nacionais, fazendo ocorrer nesta época de 2012/2013 o XXI Campeonato Nacional, a XX Taça de Portugal e a XIX Supertaça.

 

A Seleção Nacional, sob a égide da ANDDEMOT, participou em nove Campeonatos da Europa, dos quais dois foram organizados em Portugal.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:59:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...