Seminário de Classificação em Andebol em Cadeira de Rodas decorreu em Rio Maior

 

O primeiro Seminário de Classificação em Andebol em Cadeira de Rodas decorreu nos dias 22 a 24 de Novembro, em Rio Maior.

 

O Andebol em Cadeira de Rodas tem apresentado grande uma evolução em Portugal, desde que começou há nove anos, a esta parte. Assim sendo, é imprescindível para esta evolução a constante melhoria e formação de todos os agentes envolvidos.

 

Uma das questões mais sensíveis e críticas do Andebol em Cadeira de Rodas tem sido a Classificação dos atletas. Esta necessidade tem de ser transversal a todos os clubes e regiões, não podendo ficar circunscrita à Federação.

 

Neste sentido, a Federação de Andebol em Portugal organizou, com o apoio do Comité Paralímpico de Portugal, um Seminário de 3 dias sobre a temática da Classificação. No total, foram 20 horas de formação dadas aos 14 participantes deste primeiro Seminário, entre os quais treinadores, médicos e fisioterapeutas.

 

A Cerimónia de Abertura do Seminário contou com a presença da Adjunta do Secretário de Estado do Desporto, Vera Simões, do representante do Comité Paralímpico de Portugal, Inês Viegas, do Coordenador Nacional do Andebol 4 All, Joaquim escada, do representante da Desmor (Centro de Estágio de Rio Maior), Hugo Diniz e, ainda, do Diretor do Curso, Jaime Antunes.

 

“O Andebol não é uma modalidade paralímpica, mas é vontade do Comité Paralímpico de Portugal que todas as modalidades para pessoas com deficiência tenham classificadores para que haja uma maior veracidade na classificação do atleta“, referiu Inês Viegas.

 

O programa, que incluiu sessões teóricas e práticas, incluiu temas como “O sistema, método e técnica de avaliação e classificação funcional no andebol em cadeira de rodas”, “Código de Ética para Classificadores” e “Os procedimentos para classificação a nível nacional e europeu”, entre outros.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...