18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Noah Campos campeão nacional de fundo em sub-23

Noah Campos (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) conquistou, na tarde deste sábado, a prova de fundo para sub-23 do Campeonato Nacional de Estrada, em Santa Maria da Feira.

Numa corrida de 144,3 quilómetros, disputada com grande calculismo pela maior parte dos candidatos ao triunfo, foi a subida final ao Castelo da Feira a decidir o vencedor. E o irmão de Daniela Campos – que na manhã de hoje triunfou entre a elite feminina – foi aquele que guardou mais energia para a sexta vez que os corredores passaram na escalada de empedrado.

 

A prova foi muito tática, com uma fuga de quinze corredores a comandar a maior parte da prova. Foi um grupo em que marcaram presença com mais do que um elemento as equipas mais apetrechadas para lutarem pela vitória: Gi Group Holding-Simoldes-UDO, Credibom-LA Almínios-Marcos Car e Óbidos Cycling Team.

As duas equipas continentais reservaram os principais elementos no pelotão, mas a formação de clube colocou as melhores armas na frente. A passagem dos quilómetros, contudo, fez desta uma corrida de eliminação. Da fuga e do pelotão sobraram cerca 15 ciclistas, que vieram a discutir a corrida.

 

Na última das cinco voltas completas ao circuito feirense ainda se registaram algumas escaramuças, mas os candidatos chegaram juntos às rampas empedradas do Castelo. Noah Campos foi quem reservou mais forças para o final e celebrou o título nacional de sub-23 com 3h36m31s, batendo Lucas Lopes por dois segundos. O terceiro, a quatro segundos, foi um dos fugitivos do dia, João Oliveira (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).

“Esta vitória é muito importante para mim. Desde que me iniciei no ciclismo, há 15 anos, sempre quis ser campeão nacional e até hoje nunca tinha acontecido. Esta dia vai ficar para a história. A corrida foi muito imprevisível, porque todos querem ganhar e nem sempre se trabalha em equipa. Felizmente, tenho uns grandes colegas de equipa, a quem tenho de agradecer, porque me ajudaram para que isto fosse possível. Vencer no mesmo dia em que a Daniela foi campeã tem um sabor especial”, confessou Noah Campos, após a cerimónia de pódio.

 

O Campeonato Nacional de Estrada termina neste domingo, com duas provas. Às 9h00 corre-se a prova de fundo de paraciclismo. Às 11h30 parte o pelotão de elite para uma corrida de 164,1 quilómetros. À semelhança do que aconteceu hoje com os sub-23, os corredores de elite farão uma volta de 45,3 quilómetros, por várias freguesias de Santa Maria da Feira, antes de entrarem no circuito de 19,8 quilómetros que tem o epicentro no Castelo da Feira. Os ciclistas vão cumprir seis voltas a esse perímetro.

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 15 de julho de 2024 – 21:02:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...