18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Daniela Campos bisa nos Campeonatos Nacionais de Santa Maria da Feira

Daniela Campos (Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo) voltou a destacar-se entre a elite feminina e sagrou-se Campeã Nacional de Fundo, título que soma ao de contrarrelógio, conquistado esta sexta-feira.

 

A ciclista portuguesa de 22 anos da Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo esteve toda a corrida no grupo dianteiro e terminou as cinco voltas ao circuito em torno do Castelo de Santa Maria da Feira (99 quilómetros) ao fim de 2h53m35s. Ana Caramelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team), a cinco segundos, e Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo), a dez, completaram o pódio.

 

“Optei por fazer uma corrida mais conservadora porque sabia que ia ser uma corrida muito aberta, com adversárias muito fortes. Tentei um ataque na parte final da corrida, sem sucesso, portanto a discussão foi feita na última subida, em que acabei por conseguir uma vitória bastante sofrida”, explicou Daniela Campos no final da corrida.

Após ter conquistado os dois títulos na elite feminina, num Campeonato Nacional perfeito, Daniela Campos destacou “um sentimento de satisfação e de dever cumprido”.“Tenho adversárias muito fortes e foram dois dias bastante duros. Foi bastante bom ter conseguido vencer aqui e somar este título ao de ontem”, acrescentou.

 

A história da corrida começou a ficar definida logo na primeira subida ao castelo, depois de um ataque de Marisa Costa (Cantanhede Cycling/VESAM) partir a corrida. A ciclista foi acompanhada por Ana Caramelo (Matos Mobility), Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team), Daniela Campos, Mariana Líbano, Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense) e Vera Vilaça (DAS - Hutchinson - Brother - UK), formando um grupo da frente de sete ciclistas após a primeira passagem pela meta, com cerca de 1m20s de vantagem sobre o pelotão.

Na terceira volta, decisiva para cadetes e masters, o grupo da frente chegou a ser formado por 18 ciclistas. Neste grupo, mereciam destaque as masters Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) e Nádia Mendes (BTTGARDUNHA/FUNDÃO/CREATE), que se sagraram campeãs nacionais de masters 40 e 30, respetivamente. A estas, seguiram-se Filomena Gomes (GRJA/GFK), que conquistou o título em master 50, e Daniela Silva (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira), vencedora entre as cadetes.

Na quarta volta, o grupo voltou a reduzir, e a corrida passou a ser liderada por cinco ciclistas, que não voltariam a ser alcançadas. Neste grupo, destacava-se a júnior Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense), que conquistou o título isolada à quarta passagem pela meta. As elite Ana Caramelo, Daniela Campos, Mariana Líbano e Vera Vilaça continuaram por mais uma volta, na qual aumentaram a vantagem sobre a perseguição, acabando por discutir a vitória na reta final. Aí, Daniela foi a mais forte, garantindo a conquista do título nacional.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada, recorde-se, decorrem em Santa Maria da Feira até domingo. Ainda esta tarde, a partir das 15h30, irá disputar-se a prova de fundo de sub-23 masculinos, estando as corridas de paraciclismo e da elite masculina reservadas para domingo, a partir das 9h e das 11h30, respetivamente.

 

Pódios das categorias femininas

Elite

  1. Daniela Campos (Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo)
  2. Ana Caramelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team)
  3. Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo)

Juniores (Sub-19)

  1. Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense)
  2. Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team)
  3. Rita Tanganho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

Cadetes (Sub-17)

  1. Daniela Silva (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)
  2. Eva Emídio (Tavira/Extremosul/SCFarense)
  3. Bárbara Santos (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

Master 30

  1. Nádia Mendes (BTTGARDUNHA/FUNDÃO/CREATE)
  2. Maralyne Marques (Korpo Activo / Penacova)
  3. Susana Alemão (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

Master 40

  1. Ângela Gonçalves (Korpo Activo / Penacova)
  2. Sónia Rodrigues (Tavira/Extremosul/SCFarense)
  3. Irina Coelho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

Master 50

  1. Filomena Gomes (GRJA/ GFK)
  2. Rosa Marques (Academia Ciclismo do Alto Minho)
  3. Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team)
     

Periodicidade Diária

segunda-feira, 15 de julho de 2024 – 20:24:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...