14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Equipa Portugal - Sexto lugar de Iuri Leitão e João Matias aproxima Portugal de Tóquio

 

 

Iuri Leitão e João Matias alcançaram, ontem, a sexta posição na prova de Madison da Taça do Mundo de Pista, em Milton, Canadá. Este resultado reforça a candidatura portuguesa aos Jogos Olímpicos de Tóquio, mantendo tudo em aberto até ao Campeonato do Mundo, a disputar na última semana de fevereiro, na Alemanha.

 

A dupla formada por dois corredores minhotos conseguiu o melhor resultado português na presente temporada da Taça do Mundo. Numa prova de grande intensidade, na qual pontuaram 12 das 15 seleções presentes, Iuri Leitão e João Matias somaram 15 pontos, concluindo a corrida à frente dos adversários diretos na luta pela qualificação olímpica. O desempenho de hoje mantém Portugal diante da Rússia na tabela de apuramento e permitiu ultrapassar a Irlanda.

 

A Holanda venceu folgadamente a corrida deste domingo, graças aos 76 pontos somados por Jan-Willem van Schip e Yoeri Havik. Os britânicos Ethan Hayter e Oliver Wood ficaram com a medalha de prata, depois de amealharem 50 pontos, mais doze do que os 38 que permitiram aos franceses Benjamin Thomas e Donovan Vincent Grondin fecharem o pódio.

 

O omnium feminino é a disciplina em que Portugal está mais perto do Tóquio e, nesta noite, Maria Martins mostrou o motivo. A ribatejana fez um concurso de grande qualidade, começando com o oitavo lugar em scratch, seguindo com a nona posição na corrida tempo e a quinta na eliminação. A representante portuguesa chegou à definidora corrida por pontos no quinto posto da geral de omnium.

 

No final, Maria Martins terminou na sexta posição, perdendo um lugar no derradeiro sprint da corrida. A ciclista da Equipa Portugal fechou a prova com 88 pontos. A vitória sorriu à estadunidense Jennifer Valente, com 134 pontos. A italiana Letizia Paternoster, com 114, e a irlandesa Emily Kay, com 102, completaram o pódio.

 

Ivo Oliveira foi o primeiro português a competir na ronda de Milton da Taça do Mundo, disputando o concurso olímpico de omnium, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. O gaiense foi o nono classificado, acrescentando 45 pontos ao pecúlio de Portugal, no ranking de qualificação olímpica.

 

O corredor da Equipa Portugal foi 12.º em scratch, sétimo na corrida tempo e nono na eliminação. Após a corrida por pontos, que fecha as contas do omnium, Ivo cotou-se como o nono melhor, com 75 pontos. O holandês Jan-Willem van Schip dominou, com 150 pontos, seguido pelo polaco Daniel Staniszewski, com 137, e pelo estadunidense Gavin Hoover, com 134.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de junho de 2020 – 07:43:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...