14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Troféu Internacional Bento Pessoa - Dois pódios para Portugal em omnium

 

Ivo Oliveira e Maria Martins conseguiram hoje a terceira posição nas competições de omnium do Troféu Internacional Bento Pessoa, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

 

 

O polaco Daniel Staniszewski revelou grande superioridade no concurso masculino de omnium, concluindo a competição com 163 pontos. O britânico Matthew Walls (EF Education First) foi o segundo classificado, com 148, um resultado conseguido na última das 100 voltas da corrida por pontos. Foi nesse momento que o ciclista do Reino Unido ultrapassou o português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) na geral de omnium. O gaiense, segundo em scratch e na corrida tempo e quarto em eliminação, fechou o concurso com 143 pontos.

 

O setor feminino também teve uma vencedora incontestável, a bielorrussa Tatsiana Sharakova, que terminou o conjunto das quatro provas pontuáveis com 180 pontos. A compatriota Hanna Tserakh superiorizou-se à portuguesa Maria Martins na luta pela segunda posição. A corredora do leste da Europa somou 159 pontos, mais oito do que a ribatejana. Daniela Campos, ainda júnior, competiu em elite conseguindo a quarta posição, com 63 pontos.

 

A outra prova de elite pontuável para o ranking UCI foi o madison de elite masculina, dominado pela seleção britânica, formada por Rhys Britton e Matthew Walls, que concluíram os 30 quilómetros com 48 pontos. Seguiram-se os russos Kirill Sveshnikov e Lev Gonov, com 36, e os polacos Daniel Staniszewski e Wojciech Pszczolarski, com 22. Numa prova muito equilibrada, na qual pontuaram em sete dos 12 sprints, Iuri Leitão e João Matias colocaram Portugal na quinta posição, com 18 pontos.

 

Os juniores masculinos também tiveram a oportunidade de competir na disciplina olímpica de omnium, tendo Luís Rosa (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) levado a melhor, com 117 pontos. Foi uma luta renhida pelas posições do pódio. Tomás Viegas Martins (Bairrada) foi o segundo classificado, com 115 pontos, mais cinco do que Tomás Filipe Martins (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires).

 

A canadense Adele Desgagnes (L’Équipe du Québec) ganhou as corridas de scratch e de 500 metros para juniores femininas. Em cadetes masculinos o protagonismo foi repartido entre António Morgado (Anipura/GDM/Escola Alexandre Ruas), vencedor em scratch, e João Martinho (Vilanovense/COREVA/DUOREP), mais forte nos 500 metros. As cadetes também dividiram as vitórias: Íris Chagas (NRV/Academia de Ciclismo de Paredes) triunfou em scratch e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) comemorou nos 500 metros.

 

Além de ser pontuável para o ranking internacional e para a Taça de Portugal de Pista, o Troféu Bento Pessoa incorporou uma novidade do calendário velocipédico, o primeiro Campeonato da Juventude, provas para a categoria de juvenis.

 

Jil Martins e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foram os melhores juvenis nas disciplinas de scratch e de 500 metros.  

 

A Taça de Portugal de Pista prossegue, neste domingo, com mais uma prova pontuável para o ranking UCI, o Troféu Internacional Alves Barbosa. As corridas desenrolam-se entre as 9h00 e as 18h15.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 1 de junho de 2020 – 13:06:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...