18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Agenda de Ciclismo - Região de Aveiro capital do ciclismo

 

A Região de Aveiro recebe as duas principais competições do próximo fim de semana velocipédico, além da apresentação pública da época profissional de estrada de 2019.

 

Tudo começa no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, com a realização do Troféu SUNLIVE, última prova da Taça de Portugal de Pista. A competição, com entrada livre para o público, acontece entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 19h00.

 

O momento alto do fim de semana será, contudo, o arranque da época nacional de estrada, com a cerimónia de apresentação da época, na noite de sábado, e a Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira corrida da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, no domingo.

 

A Cerimónia de Abertura da Época está marcada para as 21h00 de sábado, no Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus. A entrada é gratuita e permitirá uma visita ao museu, assim como assistir à apresentação dos principais momentos da época a iniciar. A sessão dará a conhecer as novas camisolas das equipas profissionais e de clube e será o momento de homenagear José António de Sousa, que, enquanto CEO da Liberty Seguros Portugal, deu um importante contributo para o desenvolvimento do ciclismo português. O homenageado receberá o título de Sócio Honorário da Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

No domingo chega o ansiado dia de arranque da competição. A Prova de Abertura – Região de Aveiro parte de Sever do Vouga, às 12h00, e termina em Estarreja, cerca das 15h50, depois de percorridos 162,4 quilómetros.

 

Num traçado maioritariamente plano, é provável uma chegada ao sprint, como a que coroou Francisco Campos, há dois anos, tendo as equipas dos velocistas de estar atentas para não serem surpreendidas por uma fuga bem sucedida, como a de Tiago Machado, em 2018.

 

A Prova de Abertura leva a festa do ciclismo a todos os concelhos da Região de Aveiro, de acordo com os seguintes horários de passagem: Sever do Vouga (12h00), Albergaria-a-Velha (12h30), Águeda (13h00), Oliveira do Bairro (13h15), Anadia (13h30), Vagos (14h05), Ílhavo (14h10), Aveiro (14h20), Estarreja (primeira passagem na meta, 14h50), Ovar (15h05), Murtosa (15h30) e Estarreja (15h50).

 

O pelotão será composto pelas nove equipas profissionais portuguesas e pelas seis formações de clube: Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, UD Oliveirense-InOutBuild, Vito-Feirense-PNB e W52-FC Porto, ACDC Trofe/Trofense, Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar, Fortunna/Maia, Gondomar Cultural, Jorbi/Team José Maria Nicolau e Sicasal/Constantinos.

 

Mais eventos oficiais

10 de fevereiro: Prova Aberta da Associação Tourencious de Xudreiros, Vila Pouca de Aguiar

10 de fevereiro: Open de BTT da Maia, Folgosa, Maia

10 de fevereiro: 10.ª Bênção das Bicicletas, Porto

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 00:32:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...