12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Autarquia e Federação assinam protocolo - Pista de BMX vai nascer em Anadia

 

 

O Município de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) assinaram um protocolo de colaboração para a construção de uma pista de BMX com caraterísticas olímpicas na freguesia de Sangalhos, junto ao CAR - Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional.

 

Sendo o BMX uma disciplina olímpica de ciclismo em franco crescimento por todo o mundo, a construção da primeira infraestrutura com caraterísticas olímpicas da Península Ibérica irá colocar Portugal e o concelho de Anadia na rota dos melhores corredores e seleções, sobretudo porque a pista poderá partilhar equipamentos e infraestruturas com o Centro de Alto Rendimento, tornando-se atrativa para estágios.

 

 

No âmbito do protocolo de colaboração, assinado por Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e por Delmino Pereira, presidente da FPC, a autarquia assumirá as despesas relativas ao projeto geral da obra, ao acompanhamento técnico da execução da pista e à sua certificação internacional pela UCI, a disponibilização dos materiais e equipamentos necessários à modelação do terreno e construção da pista, e a instalação das estruturas de suporte, pórticos e equipamento start.

 

A FPC terá a seu cargo o acompanhamento técnico da obra, assegurando que a pista terá todas as caraterísticas necessárias para obter o reconhecimento e a homologação por parte da União Ciclista Internacional.

 

O projeto geral, cujo custo de investimento rondará um milhão de euros, contempla, para além da pista, os arranjos exteriores e a construção de um edifício de apoio, com balneários e instalações sanitárias, que poderá vir, ainda, a integrar um centro de avaliação e de controlo de treino.

 

Além de ficar apta a receber a preparação dos atletas que procuram o clima ameno de Portugal, a pista de BMX do concelho de Anadia terá capacidade para acolher grandes eventos internacionais, como Campeonatos do Mundo e da Europa. A pista, a construir durante o ano de 2017, será mais um argumento a favor da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto 2020.

 

 

 


 

terça-feira, 17 de outubro de 2017 – 04:00:10

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...