>
Canoísta da Seleção Nacional sagrou-se, em Montemor-o-Velho, vice-campeã mundial na prova de C1 Juniores Femininos 500 metros no Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23
Beatriz Fernandes conquistou a medalha de prata na prova de C1 Juniores Femininos 500 metros no Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, amealhando a primeira medalha de sempre de Portugal, em canoas femininas, num Mundial.
Em Montemor-o-Velho, a canoísta da Seleção Nacional manteve-se, juntamente com outras três canoístas, na luta pela prata e pelo bronze, uma vez que a medalha de ouro ficou, desde cedo, entregue à húngara Agnes Kiss, que venceu a competição com o registo de 2.10.26 minutos.
A canoísta lusa cronometrou 2.12.12 minutos no final dos 500 metros, enquanto a russa Alina Kovaleva, com a marca de 2.12.18 minutos, amealhou a medalha de bronze.
De referir que a 4.ª classificada, a canadiana Geneva Bond, registou 2.12.33 minutos, enquanto o 5.º lugar foi ocupado pela alemã Tabea Gabelunke, com a marca de 2.12.43 minutos.
No final da prova de C1 Juniores Femininos 500 metros, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Canoagem, Beatriz Fernandes não foi capaz de suster a emoção, sobretudo depois de ter sido recebida em ambiente de festa e de enorme felicidade no hangar de Portugal no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho.
“Tem um sabor muito especial por ser em Portugal, onde tenho toda a gente a apoiar-me”, assinalou Beatriz Fernandes, antes de reforçar a felicidade que sentia. “Estou muito feliz, não consigo explicar o que sinto”, afirmou.
Sobre a final A de C1 Juniores Femininos 500 metros, Beatriz Fernandes revelou saber que “ia ser muito difícil, porque no Europeu fui 7.ª classificada e ainda sou júnior de primeiro ano”.
A canoísta portuguesa acrescentou saber que “há concorrentes muito fortes”. “Fiquei muito surpreendida com o meu resultado. Agora, vou continuar a trabalhar para voltar a obter bons resultados”, finalizou.