>
Seleção Nacional obteve, ainda, três finais B no primeiro dia do Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, que se realiza em Montemor-o-Velho
O presidente apontava a oito finais no Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, mas os jovens canoístas da Seleção Nacional fizeram questão de o contrariar logo no primeiro dia de competição, com a obtenção de nove finais A e três finais B. Esta sexta-feira, Portugal ainda conseguiu o apuramento para quatro semifinais, que serão disputadas no sábado.
Beatriz Fernandes foi a primeira canoísta portuguesa a entrar em ação e alcançou logo a passagem para a final A ao classificar-se na 2.ª posição na eliminatória em que participou na prova de C1 Juniores Femininos 500 metros.
Também Maria Rei, em K1 Sub-23 Femininos 1000 metros, venceu a primeira eliminatória e seguiu diretamente para a final A.
Beatriz Lamas e Márcia Faria também garantiram o apuramento para a final A na prova de C2 Sub-23 Femininos 500 metros, depois do 3.º lugar na semifinal. Em K2 Juniores Masculinos 1000 metros, Vítor Pinto e Adolfo Ferreira terminaram a primeira semifinal no 2.º posto e vão estar na luta pelas medalhas.
Na prova de C1 Sub-23 Masculinos 1000 metros, Marco Apura fez jus ao nome e apurou-se para a final A, depois de ter assegurado o 3.º lugar na semifinal. Depois de uma prova espetacular, a dupla Gabriela Resende e Ana Pereira assegurou a presença na final A de C2 Juniores Femininos 500 metros, com a 3.ª posição na semifinal.
Depois de uma prova repleta de inteligência, do início ao fim, e do 2.º lugar na semifinal, Tiago Henriques e Bruno Brasileiro asseguraram a passagem à final A na prova de K2 Sub-23 Masculinos 1000 metros.
Com muita garra e o 3.º posto na semifinal, Inês Penetra também garantiu o apuramento para a final A da prova de C1 Sub-23 Femininos 500 metros. Em K1 Juniores Masculinos 1000 metros, João Duarte vai estar na luta pelas medalhas, depois de ter garantido a final A com o 2. lugar na terceira semifinal.
A Seleção Nacional obteve, ainda, três finais B, por intermédio de Joana Ramos (K1 Juniores Femininos 500 metros), Joel Miranda (C1 Juniores Masculinos 1000 metros) e Ana Brito (K1 Juniores 1000 metros). Martim Azevedo e Diogo Silva, em C2 Juniores Masculinos 1000 metros, ficaram à porta da final A, depois de terem terminado a semifinal na 4.ª posição, a escassos milésimos de segundo do 3.º lugar que ditava o apuramento.
Em K1 Sub-23 Femininos 500 metros, Maria Brandão concluiu a sua participação no Mundial com a 9.ª posição na terceira eliminatória. Também Gonçalo Garcia ficou pelas eliminatórias, depois de ter sido 6.º classificado em K1 Sub-23 Masculinos 1000 metros.
No primeiro dia de Mundial, a Seleção Nacional também viu Gabriela Resende/Ana Pereira (C2 Juniores Femininos 200 metros), Beatriz Oliveira (K1 Juniores Femininos 200 metros) e Inês Penetra (C1 Sub-23 Femininos 200 metros) passarem às semifinais.
Pedro Casinha (K1 Juniores Masculinos 200 metros) obteve o melhor tempo e assegurou, também, a passagem à semifinal.