Nacional de Regatas em Linha disputa-se em Montemor-o-Velho

 

Velocidade atribui títulos nacionais em Montemor-o-Velho

 

Finais do Campeonato Nacional de Regatas em Linha têm lugar no domingo, a partir das 10h50, no Centro de Alto Rendimento

 

Velocidade é a palavra-chave para o próximo fim de semana da canoagem portuguesa, com o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho a ser palco das “acelerações” do Campeonato Nacional de Regatas em Linha. Seniores, juniores, veteranos e paracanoagem são as categorias que disputam, entre sábado e domingo, 8 e 9 de agosto, os títulos nacionais desta disciplina da canoagem, modalidade que, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, teve de, em 2020, adaptar o calendário competitivo, centralizando, por questões de segurança, a maioria das provas em Montemor-o-Velho.

 

Com cerca de seis centenas de intervenientes envolvidos, entre atletas, treinadores, árbitros e dirigentes, o Campeonato Nacional de Regatas em Linha tem tudo para constituir mais uma excelente jornada de divulgação da modalidade, com a família da canoagem portuguesa a reunir-se para decidir a atribuição dos títulos nacionais de velocidade, que, este ano, apenas serão disputados em embarcações individuais em virtude das limitações impostas pela Direção-Geral da Saúde.

 

 

Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista, David Varela, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Francisca Laia, atletas que integram o Projeto Olímpico, vão marcar presença na pista de Montemor-o-Velho, a exemplo do paracanoísta Norberto Mourão, incluído no Projeto Paralímpico, que, em 2021, vai defender as cores de Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

 

Ao longo de dois dias, o calendário do Campeonato Nacional de Regatas em Linha integra a disputa de 183 regatas, disputadas entre as 9h00 de sábado e as 16h56 de domingo. A competição conta com a participação de 48 clubes, oriundos de Norte a Sul de Portugal e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, facto que constitui mais uma prova de que a canoagem portuguesa está implantada por todo o território nacional. Números que impressionam e demonstram que a luta pelos títulos nacionais vai ser disputada até aos centímetros finais.

 

Organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, o Campeonato Nacional de Regatas em Linha 2020 conta com canoístas dos seguintes emblemas nacionais: Clube Fluvial Vilacondense, Clube Náutico de Crestuma, Clube Náutico de Prado, Vila do Conde Kayak Clube, Clube Fluvial Odemirense, Centro Treino Mar, Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, Alhandra Sporting Club, Sporting Clube de Aveiro, Clube Náutico Barquinhense, Clube Náutico de Mértola, Ginásio Clube de Alpendorada, Grupo Desportivo e Cultural da Nabância, Centro de Recreio Popular de Arnelas, Clube Náutico de Fão, Grupo Desportivo de Alcoutim e Clube Fluvial de Coimbra.

 

A lista de clubes participantes inclui, também, o Centro Náutico de Ribadouro, o Clube Náutico de Milfontes, a Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira, o Clube Náutico de Ponte de Lima, o Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém, a Associação Rio Neiva – Defesa do Ambiente, o Clube Náutico de Angra do Heroísmo, a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, a Associação Naval Amorense, o Darque Kayak Clube, o Clube Naval de Sesimbra, o Clube Desportivo “Os Patos”, a Liga-Dura – Cultura, Espectáculo e Conhecimento, o Clube do Mar Costa do Sol e o Clube Fluvial de Merelim.

 

Clube de Canoagem de Amora, Associação Náutica da Torreira, Clube Náutico de Marecos, Kayak Clube Castores do Arade, Gaia Kayak Clube, Clube de Canoagem de Ovar, Clube Infante de Montemor, Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia, Associação Náutica de Câmara de Lobos, Sport Lisboa e Benfica, Douro Canoa Clube, Sporting Clube de Portugal, Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, Clube Náutico do Litoral Alentejano, Viana Garças Clube e Clube Náutico do Mondego também entram em competição.

 

Os documentos do Campeonato Nacional de Regatas em Linha estão disponíveis em fpcanoagem.pt na área competições|calendário. Uma vez mais, em virtude de o Nacional de Regatas em Linha se disputar à porta fechada, sendo apenas permitida a entrada de agentes da canoagem no CAR de Montemor-o-Velho, a Federação Portuguesa de Canoagem disponibiliza, no domingo, a partir das 10h50, a transmissão de todas as finais em streaming na FPCanoagemTV.

 

CAMPEÕES NACIONAIS 2019

 

SENIORES

K1 Seniores 200 metros: Messias Baptista (Sport Lisboa e Benfica)

K1 Seniores Femininos 200 metros: Francisca Laia (Sporting Clube de Portugal)

C1 Seniores Femininos 200 metros: Ana Aidos Rodrigues (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia)

K1 Seniores 500 metros: João Ribeiro (Sport Lisboa e Benfica)

K1 Seniores Femininos 500 metros: Joana Vasconcelos (Sport Lisboa e Benfica)

K2 Seniores Femininos 500 metros: Joana Vasconcelos/Teresa Portela (Sport Lisboa e Benfica)

K4 Seniores 500 metros: Emanuel Silva/Artur Pereira/David Varela/Kevin Santos (Sporting Clube de Portugal)

K4 Seniores Femininos 500 metros: Joana Marinho de Sousa/Mariana Barros/Rita Fernandes/Inês Santos Costa (Clube Náutico de Ponte de Lima)

C1 Seniores Femininos 500 metros: Ana Aidos Rodrigues (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia)

C2 Seniores Femininos 500 metros: Márcia Faria/Ana Afonso (Clube Náutico de Prado)

K1 Seniores 1000 metros: Fernando Pimenta Benfica (Sport Lisboa e Benfica)

K2 Seniores 1000 metros: Fernando Pimenta/João Ribeiro (Sport Lisboa e Benfica)

C1 Seniores 1000 metros: Hélder Silva (Federação Portuguesa de Canoagem)

C2 Seniores 1000 metros: José Lima de Sousa/Rui Soares (Liga Dura - Cultura, Espectáculo e Conhecimento)

C4 Seniores 1000 metros: Silvestre Pereira/André Giesteira/Nuno Vieira da Silva/Henrique Lopes (CN Prado)

 

PARACANOAGEM

KL1: Alex Gomes dos Santos (Clube do Mar Costa do Sol)

VL2: Norberto Mourão (Sporting Clube de Portugal)

KL2: Hugo Miguel da Costa (Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira)

KL3: Francisco Cruz (Clube Náutico Barquinhense)

KS1: Octávio Cerqueira (Viana Garças Clube)

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...