Maratona decide títulos nacionais nas águas do Douro

 

Crestuma é palco de mais uma edição do Campeonato Nacional de Maratona

 

As águas do Rio Douro são, assumidamente, um dos palcos de eleição da disciplina da Maratona, com Crestuma a figurar nos locais onde o Campeonato Nacional encontra, de forma indiscutível, um cenário natural de rara beleza que mais não é do que o espelho de água perfeito para uma disciplina exigente e, ao mesmo tempo, capaz de proporcionar belíssimas imagens de entrega e resiliência, características tão próprias desta disciplina da canoagem.

 

Com cerca de 300 atletas inscritos de quase 40 clubes, o Campeonato Nacional de Maratona decorre, no fim de semana, em Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia. Organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem e pelo Clube Náutico de Crestuma, a competição decorre ao longo de dois dias, com a primeira prova a estar marcada para as 11h00 de sábado e a última para domingo, às 15h03.

 

No sábado, o horário previsto para a competição está definido da seguinte forma: 11h00 - K1 Júnior, K1 Veterano A, K1 Veterano B, K1 Veterano C e K1 Veterano D; 11h03 - K1 Júnior Feminino, K1 Veterano A Feminino e K1 Veterano B Feminino; 11h06 - C1 Júnior, C1 Veterano A e C1 Júnior Feminino. A prova prossegue, no período da tarde, com a realização das provas de K1 Sénior e C1 Sénior, ambas às 15h00, seguindo-se, três minutos mais tarde, o arranque das provas de K1 Sénior Feminino e C1 Sénior Feminino.

 

No domingo, o Rio Douro volta a ser palco de várias disputas, com a competição a ter início às 11h00, com a “corrida” aos títulos referentes às provas de K2 Júnior, K2 Veterano A, K2 Veterano B, K2 Veterano C, K2 Júnior Feminino, K2 Veterano A Feminino, C2 Júnior e C2 Júnior Feminino. A partir das 15h00, entram em ação os competidores de K2 Sénior e C2 Sénior. Por fim, às 15h03, decorrem as provas de K2 Sénior Feminino e C2 Sénior Feminino.

 

José Ramalho, seis vezes campeão da Europa, compete em K1 Sénior

 

A distância mais longa (29,8 quilómetros/8 voltas/7 portagens) vai ser percorrida pelo K1 Sénior e pelo K2 Sénior, com o percurso competitivo do K1 Sénior Feminino e do K2 Sénior Feminino a englobar 26,2 quilómetros, 7 voltas e 6 portagens. No escalão sénior, as canoas masculinas individuais e duplas também percorrem 26,2 quilómetros, 7 voltas e 6 portagens, com as atletas do setor feminino das canoas, tanto individuais como duplas, a cumprirem um trajeto de 15,4 quilómetros, 4 voltas e 3 portagens. A distância mais curta (11,8 quilómetros/3 voltas/2 portagens) está destinada às provas de C1 Júnior Feminino e de C2 Júnior Feminino.

 

Em termos internacionais, os pontos altos da época da Maratona estão agendados para julho, entre os dias 25 e 28, com a realização do Campeonato da Europa em Decize, em França, seguindo-se em outubro, entre os dias 17 e 20, em Shaoxing, na China, a disputa do Campeonato do Mundo de Maratona.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...