13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Santos e Carlota Duarte vencem Madeira Ocean Race

 

João Santos do Clube Naval de Sesimbra e Carlota Duarte do Clube Naval do Funchal nas classes Surf Ski 1 Sénior Masculino e Feminino respetivamente, foram os vencedores do Madeira Ocean Race 2016, prova que se cumpriu este fim de semana em águas madeirenses.

 

Esta vertente de Canoagem de Mar, organizada pelo Clube Naval do Funchal com o apoio da Associação Regional de Canoagem, contou com a presença de 64 Atletas, que no primeiro dia de competição ligou a Praia da Calheta à Ribeira Brava (12Kms) rumando no dia seguinte à Baía do Funchal (17kms), percursos com cerca de 1h00 de duração.

 

Foram dois dias de provas muito duras, uma vez que esta vertente da modalidade de canoagem – Surf Ski – necessita de vento e ondulação de popa o que não se verificou. O mar estava chão e não havia vento o que implicou um grande esforço físico dos remadores.

 

Não foi fácil, apesar de estar muito bem preparado, conhecer bem o plano de água porque vivo no Funchal, o facto de não haver ondulação implica muito mais esforço com as pagaias, é tudo muito mais difícil. De qualquer forma foram dois dias de boas provas, as dificuldades foram iguais para todos. Estavam atletas muito fortes a nível nacional bem como internacional, o Carlos Perez de Espanha e o Nicolas Lambert de França” - explicou David Fernandes, do Clube Naval do Funchal, atual Campeão Nacional e com muitos títulos internacionais, acrescentando ainda “Temos que pensar numa prova europeia desta disciplina, temos condições de exceção, sol, água do mar quente, bons clubes que apoiam e também as autarquias que estão disponíveis para estas ações. É também uma forma de divulgar a Madeira a nível mundial”. David nesta prova ocupou a sexta posição.

 

Outra presença de peso foi a de Emanuel Silva, Sporting Clube de Portugal, Medalha de Prata em Londres e vários pódios mundiais e europeus: “Gosto muito devir fazer esta prova na Madeira, claro que não é a minha especialidade o Surf Ski, mas é uma disciplina que está a impor-se bastante junto das camadas mais jovens e vão ser o futuro da canoagem. Se olharmos para outros desportos verificamos que os desafios mais radicais atraem cada vez mais jovens. Esta prova serviu para descontrair um bocadinho do esforço olímpico dos últimos quatro anos, mas claro que estou já focado em Tóquio. Tenho apenas que organizar algumas coisas e ir em frente. Uma das coisas que gosto de fazer aqui no Funchal é participar na ação das escolas, estar com os jovens que vão ser o n/futuro na modalidade. Quanto estou a preparar-me para os jogos não consigo fazer mais nada além de Treinar, Comer e Dormir. São os três pontos fundamentais da vida de um atleta de Alta Competição, o resto desaparece tudo – família, amigos, saídas, passeios. É duro mas temos um objetivo fortíssimo que é estar com os melhores”.

 

Recordamos que estiveram presentes aos longo dos dois de competição representantes das autarquias da Calheta e de Ribeira Brava bem como o Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Funchal – Dr. Miguel Iglésias e o Diretor de Serviços do IPDJ Dr. Juan Gonçalves.

 

José Sousa, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, salientou a importância da presença dos atletas em águas da Madeira:É muito importante contar na competição com tantos participantes. Estão aqui alguns dos melhores remadores de sempre, são provas duras mas que permitem olhar para a modalidade de uma forma diferente. Já falei com o Clube Naval e acordamos candidatarmo-nos a uma prova europeia e quem sabe mundial. Vamos trabalhar nesse sentido. Tenho que fazer os maiores elogios à organização Clube Naval bem como à Associação de Canoagem que permitiu que esta prova fosse um êxito”.

 

Mafalda Freitas, Presidente do Clube Naval, mostrou-se disponível para continuar a receber estes Atletas:É o terceiro ano que organizamos o Madeira Ocean Race e temos vindo a crescer em número de participantes e como é evidente a melhorar também a organização. A modalidade no Clube está a crescer e tentamos sempre dar as melhores condições a quem nos visita, usufruindo deste plano de água de exceção. Quero agradecer a todos que participaram e também às Entidades que permitiram que esta prova fosse um êxito. Acredito que estamos no bom caminho e o Madeira Ocean Race é uma mais valia para o nosso Clube”.

 

 

Classificações:

 

SS1 Sénior

1º - João Santos – C.N. Sesimbra

2º - Alfredo Faria – G.C.D.R. Geneses

3º Bruno Rafael -S.L.Benfica

 

SS1 Sénior Feminino

1º Carlota Duarte – Clube Naval do Funchal

2º Helena Rodrigues – Clube Naval do Funchal

               3º Maria Carreira – Clube Naval da Calheta

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2019 – 07:38:27

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...