13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Madeira Ocean Race – 2ª edição: David Fernandes o atleta mais rápido – 01h17’

 

 

Estão encontrados os vencedores da 2ª Edição do Madeira Ocean Race, prova de SurfSki (Canoagem de Mar) que se cumpriu este fim de semana 10 e 11de outubro e que integra o Festival da Natureza da Madeira tendo trazido à região embarcações próprias de “surfski” e os melhores canoístas do Mundo nesta modalidade, uma competição organizada pelo Clube Naval do Funchal/Associação Regional de Canoagem da Madeira / Federação Portuguesa de Canoagem  / European Canoe Association.

 

David Fernandes,atleta do Clube Naval do Funchal, foi o remador mais rápido no percurso entre a Ribeira Brava e o Cais da Cidade no Funchal. David levou 01h17’ a percorrer os 17kms com algum vento mas mar calmo – “Correu muito bem mas não foi fácil. Foi um longo percurso, implicou muito esforço físico mas foi muito bom ganhar esta etapa, tive que contar com vento que nem sempre ajudava mas valeu a pena ganhar em casa. Foi um grande desafio. Conheço bem as correntes locais, fiz o percurso mais junto a terra o que me deu alguma vantagem sobre os adversários que escolheram o largo. Estou muito feliz com esta vitória”.

 

Carlota Duarte também do Clube Naval do Funchal foi a primeira mulher a cortar a linha de chegada com o tempo de 01h43’52’’ ”Foi um grande esforço mas estava muito decidida a dar o meu melhor para chegar no melhor lugar possível, entre os primeiros. Foi muito puxado mas como conheço bem a zona, vim sempre junto à costa o que me permitiu ter melhor andamento e não lutar tanto contra o vento. Valeu a pena o sofrimento, foi uma prova muito interessante, o SurfSki é uma disciplina da canoagem de que gosto muito”.

 

Vitor Félix, presidente da Federação Portuguesa da Canoagem, deu o exemplo e também se fez ao mar e apesar de ter chegado muito cansado pelo esforço feito salientou a qualidade da prova e dos participantes: “Estou muto cansado mas tinha que dar o exemplo. Foi um enorme esforço foram muitas milhas, com ondas e vento, mas consegui chegar o que me deixa muito satisfeito” sobre a prova o presidente teceu os maiores elogios– “É uma prova excelente, com condições de mar muito boas. A Ilha da Madeira recebe-nos sempre da melhor maneira e todos os participantes estão satisfeitos. A costa é muito boa, a organização do Clube Naval e da Associação Regional é excelente, as entidades dão-nos muita atenção. Neste momento está a ser criado um circuito europeu com várias etapas e Portugal / Madeira está em cima da mesa pelas excelentes condições de costa e de organização. Por isso tudo indica que iremos ter em breve uma das etapas do novo circuito europeu nas nossas águas”.

 

Nesta competição estiveram também presentes os olímpicos, além de David Fernandes, os seus companheiros de embarcação Emanuel Silva e João Ribeiro. Emanuel não poupou elogios a esta competição “ Habitualmente competimos em águas paradas mas fazer esta prova com estas condições de mar e de tempo é excelente. É a segunda vez que venho ao Madeira Ocean Race e é formidável, a organização, a forma como nos recebem, as condições de mar toda a cidade que é lindíssima”.

 

Também João Ribeiro mostrou grande entusiasmo nesta competição: “Gosto muito deste tipo de desafio apesar de não ser a minha especialidade e só agora termos recomeçado a treinar para os jogos. Nós competimos em águas paradas que exigem um enorme esforço, sem paragens nem distrações. Estar em mar aberto é espetacular”.

 

Bernardo Soveral – Vice-presidente do Clube Naval do Funchal – recebeu da melhor maneira os atletas e fez um convite :” O nosso Clube e o nosso mar está sempre disponível para vos receber. Foi uma prova excelente, agradeço a todos os participantes e à Federação e Associação Regional. Tudo correu muito bem no mar e em terra. Contamos convosco no próximo ano ou noutros desafios

 

Na primeira etapa que ligou Calheta à Ribeira Brava os atletas mais rápidos foram a dupla do Clube Nacional de Fão – Esposende –em K2 Artur Pereira / Hugo Lima com 45’37’’ seguidos do atleta espanhol Daniel Sanchez em K1 – com 45’47’’.

 

Canoagem de Mar

 

Recordamos que a Canoagem de Mar é uma variante da modalidade de canoagem, com cada vez mais adeptos um pouco por todo o mundo e consiste em realizar um determinado percurso no mar, com embarcações específicas, devido às mais variadas e difíceis condições que se podem encontrar ao decorrer da prova, nomeadamente vento e ondas que dificultam as prestações dos Atletas..

 

Entre os vários participantes especializados nesta modalidade, estiveram os atletas internacionais madeirenses, Helena Rodrigues e David Fernandes do Clube Naval do Funchal - recentemente Vice-Campeão Europeu de K4 1000 metros e melhor português em prova no Madeira Ocean Race 2014 e já apurado para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.  

 

Como já referimos estiveram também João Ribeiro (SL Benfica) e Emanuel Silva (Sporting Clube de Portugal), este último, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e que compõe, juntamente com Fernando Pimenta, a equipa ‘K4’ Campeã da Europa 2013 e Vice-campeã do Mundo em 2014, recentemente  também apurado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

 

Marcaram presença 71 participantes, maioritariamente madeirenses, mas também canoístas de fora da Região, nomeadamente do arquipélago do Açores, Portugal Continental, Espanha, Holanda, Austrália e França. Entre os estrangeiros, destaque para os espanhois Frederico Vega e Dani Villoria que eram candidatos a vencer a prova.

 

A competição destinava-se às classes Ocean Ski (SS1 e SS2 Juniores, Seniores e Veteranos A, B, e C Masculinos e Femininos) e Open (K1, OC 1, SUP Masculinos e Femininos).

 

A primeira etapa realizou-se lugar no dia 10, sábado e teve largada às 15h20 da Calheta com chegada à Ribeira Brava pelas 16h15. A 2ª etapa, cumpriu-se este domingo, dia 11 de outubro, entre a Ribeira Brava e o Funchal com largada às 11h00 e chegada ao Funchal pelas 12h20 junto ao Cais da Cidade.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2019 – 14:18:25

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...