18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Madeira Ocean Race - 2ª edição

 

De 8 a 11 de outubro realiza-se a 2ª edição do “Madeira Ocean Race”, uma prova de Canoagem de Mar que integra o Festival da Natureza da Madeira e que traz à região embarcações próprias de “surfski” e os melhores canoístas do Mundo nesta modalidade, uma competiçãoorganizada pelo Clube Naval do Funchal/Associação Regional de Canoagem da Madeira / Federação Portuguesa de Canoagem  / European Canoe Association.

 

A Canoagem de Mar é uma variante da modalidade de canoagem, com cada vez mais adeptos um pouco por todo o mundo e consiste em realizar um determinado percurso no mar, com embarcações específicas, devido às mais variadas e difíceis condições que se podem encontrar ao decorrer da prova, nomeadamente vento e ondas que dificultam as prestações dos Atletas..

 

Entre os vários participantes especializados nesta modalidade, estão os atletas internacionais madeirenses, Helena Rodrigues e David Fernandes do Clube Naval do Funchal - recentemente Vice-Campeão Europeu de K4 1000 metros e melhor português em prova no Madeira Ocean Race 2014 e já apurado para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.  

 

Presentes nesta competição estão também João Ribeiro (SL Benfica) e Emanuel Silva (Sporting Clube de Portugal), este último, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e que compõe, juntamente com Fernando Pimenta, a equipa ‘K4’ Campeã da Europa 2013 e Vice-campeã do Mundo em 2014, recentemente  também apurado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

 

Estão inscritos 74 participantes, maioritariamente madeirenses, mas também canoístas de fora da Região, nomeadamente do arquipélago do Açores, Portugal Continental, Espanha, Holanda, Austrália e França.

Entre os estrangeiros, destaque para os espanhois Frederico Vega e Dani Villoria, candidatos a vencer a prova.

 

A competição destina-se às classes Ocean Ski (SS1 e SS2 Juniores, Seniores e Veteranos A, B, e C Masculinos e Femininos) e Open (K1, OC 1, SUP Masculinos e Femininos).

 

Segundo a Presidente do Clube Naval do Funchal, Mafalda Freitas, “O objetivo, à imagem de outros eventos que dinamizamos no desporto náutico, é promover o mar da Madeira junto de uma modalidade em franco crescimento por todo o Mundo.

 

A primeira etapa terá lugar no dia 10 de outubro com largada às 15h00 da Calheta e chegada à Ribeira Brava pelas 16h00. A 2ª etapa, cumpre-se no domingo, dia 11 de outubro, entre a Ribeira Brava e o Funchal com largada às 11h00 e chegada prevista ao Funchal pelas 13h00 junto ao Cais da Cidade.

 

 

 

 

Programa

 

10 de Outubro – sábado

15h00

1ªEtapa Madeira Ocean Race

Calheta – Ribeira Brava (12 km)

18h00

Entrega de Prémios seguido de convívio

Jardins da Câmara Municipal da Ribeira Brava

 

 

 

11 de outubro - domingo

11h00

2ª Etapa Madeira Ocean Race

Ribeira Brava – Funchal (16 km)


15h00

Entrega de Prémios seguido de Almoço Volante

Sede Social - CNF

 

 

 

Na edição anterior, o francêsBenoit La Roux foi o vencedor da prova. O Campeão da Europa de Surfski não deixou os seus créditos em mãos alheias e completou os 27 km, entre a Calheta e o Funchal, no tempo de 2:05:09.20. O melhor português foi Daniel Fernandes que terminou na quinta posição.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:38:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...