18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

PlayOff da LPB - CB Penafiel surpreendente

O CB Penafiel fez um campeonato surpreendente. A formação nortenha começou a época com o objectivo de se manter na Liga e acabou por conseguir um lugar no playoff. E pelo meio ainda foi à final da Taça de Portugal... Agora, o treinador não esconde a intenção de passar a primeira eliminatória, mas para tal há que ultrapassar o V. Guimarães, equipa que Povea reconhece ser particularmente difícil...

alt
 
Qual a sua opinião até agora do campeonato?

Não mudou muito relativamente à que tinha no início da época: o facto de FC Porto e Benfica juntarem nos seus planteis a maior parte dos melhores jogadores nacionais, dava-lhes uma grande superioridade sobre as outras equipas, mas também criava um grande equilíbrio entre o 3º e o 12º lugar. A última jornada, com múltiplos cenários possíveis, é prova disso mesmo. Por outro lado, é pena que um campeonato que tem vindo reduzir o número de jogadores estrangeiros para potenciar os jogadores nacionais não tenha evidenciado mais jovens a bater à porta com talento, capacidade física e ambição. Em alguns casos, os jogadores bons continuam a ser os mesmos desde há muito tempo. Isto é preocupante para o futuro da modalidade e julgo que deveríamos reflectir seriamente sobre este assunto.

Que expectativas tem para o playoff?

Sempre fomos prudentes enfrentámos os desafios um de cada vez. Primeiro foi o da permanência, depois o apuramento para o playoff, agora conseguir o melhor lugar possível. Como é obvio, queremos atingir as meias-finais, mas para já estamos apenas concentrados no jogo de sexta-feira.

O facto de o V. Guimarães não contar com dois estrangeiros poderá transformar-se num aspecto negativo (menosprezar o adversário)?

O V. Guimarães tem um plantel muito mais comprido do que mostrou durante a época. Jogadores como o Cláudio Fonseca ou o Diamantino apenas tiveram presença numa primeira fase do campeonato devido ao tempo de jogo do Kevin Martin e do Kyle Austin, mas quando tiveram a oportunidade de jogar, mostraram que estão preparados para fazê-lo. O mesmo acontece com o André Bessa, que tem feito muitos bons jogos, nomeadamente contra nós. De resto, são jogadores portugueses de grande qualidade e
experiência. Parece-me claro que formam ainda uma boa equipa e portanto não seria muito inteligente da nossa parte pensar que isto vai ser fácil.

Depois de terem sido finalistas da Taça de Portugal, sente mais responsabilidades ou pressão de mais resultados positivos?

De forma nenhuma. Jogar a final da Taça foi um grande prémio para o nosso esforço, tivemos pena de não conseguir, mas o que tiramos de aquela experiência é que somos capazes de competir sempre. Não esquecemos quais eram os objectivos desta equipa no início da época e cumpri-los era nossa responsabilidade. A partir daí, iremos mostrar a nossa ambição por fazer o nosso melhor, mas nunca vamos entender isso como uma pressão.

Em que aspectos julga que o V. Guimarães será uma equipa diferente pelo facto de ter perdido dois norte-americanos?

É complicado dizer porque estas situações não são simples e haverá muita coisa que pode mudar, dependendo da gestão interna. Mas posso pensar em 3 questões: poderá mudar a capacidade para rodar a equipa e dar descanso, quem serão as referências ofensivas da equipa, e como estão a gerir a saída destes dois jogadores tão importantes, porque é uma situação que costuma a melhorar a coesão dos grupos.

Jogos da 1ª ronda do playoff da LPB:

Sexta-feira, 21 horas:
1º FC Porto Ferpinta x 8º CAB Madeira
2º SL Benfica x 7º Ovarense Dolce Vita
3º Académica de Coimbra x 6º Casino Ginásio
4º Vitória SC x 5º CB Penafiel
  

Últimas notícias

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:00:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...