18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Forum Terceira Basket é o novo campeão - Proliga

O Forum Terceira Basket é o novo campeão da Proliga, depois de vencer no quinto e decisivo jogo, disputado em Barcelos, a equipa minhota, por 68-61. Um enorme feito conseguido pela equipa açoriana, que conseguiu virar a eliminatória depois de ter estado a perder por 2-0. O segundo período foi decisivo para o desfecho do jogo já que, beneficiando de um parcial de 23-8, os insulares construíram uma vantagem que geriram até ao limite. Os barcelenses chegaram à diferença mínima nos instantes finais do encontro, mas a mão não tremeu da linha de lance-livre, razão pela qual os terceirenses vão regressar a casa com o título.

alt
 
Depois de ter conseguido empatar a eliminatória, os açorianos viajaram até Barcelos moralizados pelos dois triunfos consecutivos conseguidos no fim-de-semana passado. A vantagem, em teoria, pertencia à equipa que jogava em casa, mas veio a confirmar-se que uma negra é sempre um jogo especial, muito condicionado pela pressão do momento.

As duas equipas começaram o encontro a equivalerem-se, registando-se diversas alternâncias no marcador durante o primeiro período da partida. Dois pontos convertidos por Carlos Fechas, a 6 segundos do final do período (18-16), davam a vantagem ao Barcelos no termo do 1º quarto.

Até meio do segundo quarto nenhum dos conjuntos foi capaz de fugir no marcador, até que, sensivelmente a meio do período, os insulares dispararam no marcador, fruto de um parcial de 19-4 até à entrada do último minuto da 1ª parte. O intervalo chegava com o Terceira a comandar (39-26) e por uma vantagem que se poderá considerar confortável.

No recomeço da etapa complementar os forasteiros chegaram a vantagem máxima de 16 pontos (45-39), mas daí até final do período o sinal mais pertenceu sempre à equipa da casa, que paulatinamente foi reduzindo a diferença, ao ponto de entrar no derradeiro quarto com o jogo perfeitamente em aberto, ainda que a perder (45-49).

Nos 10 minutos finais, a equipa açoriana, embora sem nunca ter sido capaz de voltar a fugir no marcador, esteve sempre no comando do jogo, suportando bem a pressão colocada pelo adversário, que por diversas vezes ameaçou passar para a frente. A vantagem máxima conseguida pelos insulares foi de 6 pontos (53-47), a meio do período, que chegou a ser de 1 (55-54) a pouco menos de 3 minutos do final, e era apenas de 2 à entrada do último minuto do jogo (56-58). Os segundos finais forma emotivos, com a equipa do Terceira a ser exemplar da linha de lance-livre, ao converter as oito tentativas a que teve direito.

Os novos campeões, apesar de não terem feito um jogo de elevada pontuação, tiveram a particularidade de envolver quatro jogadores nas decisões atacantes, ou seja, a fazer pontos no ataque. Para além da habitual dupla de norte-americanos composta por Durrell Nevels (14 pontos, 19 ressaltos, 3 desarmes de lançamento, 2 assistências e 2 roubos de bola) e Nathan Bowie (20 pontos, 8 ressaltos e 8 assistências), contaram ainda com a inspiração de Diogo Gonçalves (20 pontos e 3 ressaltos) e Frederico Tavares (12 pontos e 8 ressaltos).

O jogo exterior do Barcelos não funcionou ressentindo-se naturalmente a eficácia ofensiva da equipa. O tiro de 3 pontos esteve desastrado (4/26), pelo que, e bem, a procura das soluções interiores, foi assim que recuperaram no 3º período, foi a solução encontrada. O poste João Moreira (17 pontos, 10 ressaltos, 3 desarmes de lançamento, 2 roubos de bola e 2 assistências), MVP do encontro, foi determinante em recolocar o Barcelos na discussão do jogo, tendo sido bem acompanhado, como é habitual, por Pedro Silva (18 pontos, 14 ressaltos, 7 roubos de bola) o outro jogador interior da equipa.  
 

Últimas notícias

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:42:42

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...